7 Dicas para a Primavera: equilibrando os doshas na estação Kapha


No Ayurveda, cada estação do ano tem o seu dosha (perfil biológico) correspondente: Vata, Pitta e Kapha. O estudo das mudanças das estações na fisiologia humana é visto em detalhes no Ritucharya (do sânscrito Ritu, significa "estação" e Charya "movimento").

Esta é a parte da Medicina Indiana que cuida da alimentação e rotina de acordo com o movimento do Sol e Terra que dão origem à alternância das estações.

Chegada da Primavera

A estação anterior - o Inverno - tem predominância do Vata Dosha, ou seja, tem característica fria, seca e escura. Em cidades litorâneas pode haver dias de predominância Kapha, devido a umidade do ar.

Ao avançarmos para o final do ano, os dias ficam um pouco mais longos e mais aquecidos. Tem início a primavera cujo dosha é Kapha. Com essa mudança, é importante também alinhar-se com a dinâmica natural do meio ambiente consumindo alimentos e adotando práticas adequadas para a estação. Desta forma, é possível manter a saúde tanto do corpo, quanto da mente e espírito de forma integrada.

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Quais as características da estação Kapha?

A Primavera traz consigo peso e aumento da umidade do ar e é comum sentir-se mais lento do que na estação anterior. No inverno, naturalmente devido ao ambiente frio e seco (Vata) tendemos a comer alimentos mais pesados, fazer menos exercícios. Desta forma, pode haver acúmulo Kapha ao final do inverno que pode ser agravado com a chegada da Primavera.

Os sintomas de desequilíbrio Kapha são: resfriados,

congestão nasal, sinusite, sensação de peso, letargia,

lentidão, sonolência, embotamento mental, sono

excessivo, preguiça, melancolia.

Abaixo listamos 7 Dicas para equilibrar-se com a Natureza nesta Primavera!

1. LIMPEZA E DETOX

Primavera é o momento ideal para limpeza e detox. É comum que a necessidade de ingerir alimentos pesados, oleosos e frituras diminua. Dê preferência para vegetais e frutas frescos e saladas.

Veja também: 5 Motivos para raspar de língua diariamente, de acordo com o Ayurveda

2. MENOS ÓLEO Use apenas um pouco de óleo, azeite ou ghee para cozinhar os alimentos. Nesta fase de início de estação Kapha, quanto mais leve melhor.

3. SABORES Dê preferência a sabores picantes, amargos e adstringentes. Reduza os sabores doce, azedo e salgado.

4. PEQUENA DIETA Uma curta dieta detox de sopas e suco de maçã ajudam no equilíbrio Kapha no início da Primavera. Alimentos quentes, leves e fáceis de digerir são os ideais.

5. REDUZIR LATICÍNIOS Laticínios precisam ser evitados. Preferência para leites vegetais.

6. ACORDAR COM O SOL Especialmente nesta fase do ano, acordar antes da 6 da manhã - período chamado de Brahma Muhurta, pode ser muito benéfico. Você pode conferir mais detalhes em 5 Fatos que você não conhecia sobre acordar cedo pelo Ayurveda.

Após acordar, você pode criar uma pequena rotina ayurvédica de limpeza para começar o dia da melhor maneira possível, incorporando: água com limão, raspagem de língua, bochecho com óleo (ganducha), banho, entre outros.

7. HORA DE MALHAR Momento ideal para reforçar um pouco mais as atividades físicas, sempre levando em conta a sua constituição física específica.

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Foto: Crédito

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