7 Dicas para a Primavera: equilibrando os doshas na estação Kapha


Jardim florido com mulheres

No Ayurveda, cada estação do ano tem o seu dosha (perfil biológico) correspondente: Vata, Pitta e Kapha. O estudo das mudanças das estações na fisiologia humana é visto em detalhes no Ritucharya (do sânscrito Ritu, significa "estação" e Charya "movimento").

Esta é a parte da Medicina Indiana que cuida da alimentação e rotina de acordo com o movimento do Sol e Terra que dão origem à alternância das estações.

Chegada da Primavera

A estação anterior - o Inverno - tem predominância do Vata Dosha, ou seja, tem característica fria, seca e escura. Em cidades litorâneas pode haver dias de predominância Kapha, devido a umidade do ar.

Ao avançarmos para o final do ano, os dias ficam um pouco mais longos e mais aquecidos. Tem início a primavera cujo dosha é Kapha. Com essa mudança, é importante também alinhar-se com a dinâmica natural do meio ambiente consumindo alimentos e adotando práticas adequadas para a estação. Desta forma, é possível manter a saúde tanto do corpo, quanto da mente e espírito de forma integrada.

Veja também: 4 erros que cometemos ao consumir cebola e alho em excesso

Quais as características da estação Kapha?

A Primavera traz consigo peso e aumento da umidade do ar e é comum sentir-se mais lento do que na estação anterior. No inverno, naturalmente devido ao ambiente frio e seco (Vata) tendemos a comer alimentos mais pesados, fazer menos exercícios. Desta forma, pode haver acúmulo Kapha ao final do inverno que pode ser agravado com a chegada da Primavera.

Os sintomas de desequilíbrio Kapha são: resf