Em vídeo, renomado autor diz que caso Sabarimala é sem precedentes na história


Em um depoimento concedido ao Centre for Indic Studies, dr. David Frawley, o renomado Acharya (professor) e autor de mais de trinta livros sobre a tradição hindu — entre eles, assuntos como Vedas, ioga, ayurveda e astrologia védica — fala sobre os acontecimentos recentes em Sabarimala.

Sabarimala é um santuário dedicado à deidade Swami Ayyappa. O templo fica localizado em uma reserva de tigres no estado de Kerala. É considerado uma das maiores rotas de peregrinação anual do mundo, sendo o templo principal visitado por aproximadamente 45 milhões de devotos todo ano.

Em 1991, o tribunal de Kerala decidiu tornar ilegal a entrada de mulheres entre 10 e 50 anos de idade ao templo. Em seu veredicto, a Suprema Corte mencionou que a tradição existe desde tempos imemoriais e que os sacerdotes é que devem decidir sobre as regras do templo. No entanto, o impedimento começou a ser desafiado por um grupo de mulheres da área judiciária do estado.

Em janeiro de 2016, o caso atingiu a Suprema Corte da Índia, após um processo de interesse público ser encaminhado pela Associação de Jovens Advogados da Índia (Indian Young Lawyers Association), alegando que o impedimento de mulheres ao templo é uma violação aos ideais de equalidade, não-discriminação e liberdade religiosa.

Em setembro de 2018, uma nova decisão decidiu anular o impedimento o que tem causado grandes transtornos à fé e sentimentos religiosos da comunidade hindu. Desde então, Sabarimala tem sido palco de protestos, conflitos policiais e mortes.

Entrevista de dr. David Frawley em 3 de janeiro de 2019