top of page

7 excelentes motivos para incluir amêndoas em sua alimentação


A amêndoa, conhecida como Vatada na literatura ayurvédica, é bastante encontrada nas regiões da Caxemira e Himachal Pradesh, onde o clima temperado favorece seu cultivo.

Dentre as sementes oleaginosas que encontramos no Brasil (como castanha-do-pará, nozes, castanha de caju, etc), a amêndoa é uma das mais baratas. Mas apesar do custo menor, os benefícios são muitos.

Amêndoas são conhecidas no Ayurveda como pacificador do dosha Vata (*ver breve descrição de dosha ao final do texto). Então, esta semente equilibra o elemento ar na fisiologia do indivíduo.

7 Benefícios conhecidos das amêndoas para a saúde

Abaixo listamos alguns dos principais benefícios das amêndoas para saúde

1 - É conhecida por ser um dos alimentos que induzem ao ganho saudável de peso

2 - Lubrifica a pele e os canais microcirculatórios 3 - Favorece todos os sete dhatus (tecidos do corpo humano)

4 - Fonte de antioxidantes e alta concentração de vitamina E

5 - Ajuda no controle de açúcar no sangue

6 - Rica em fibras

7 - Rica em magnésio que ajuda no controle da pressão alta

Recomenda-se ter um bom Agni (fogo digestivo) para consumir as amêndoas

Os profissionais do Ayurveda aconselham fortificar o Agni antes de consumir amêndoas, pois é um alimento de difícil digestão e metabolismo.

Deixar as amêndoas de molho em água da noite para o dia e retirar a casca, no dia seguinte, antes de consumir também ajuda no processo de digestão da semente. Isto é importante também para que a ingestão não agrave o dosha Pitta no sangue.

O uso do óleo de Amêndoa

É muito utilizado em Abhyanga (unção do corpo com óleo) no Ayurveda, para as pessoas do tipo Vata. O óleo de amendôas equilibra Vata quando aplicado externamente, ele penetra a pele com facilidade e nutre camadas profundas.

 

O que são os Doshas? Uma breve descrição

Doshas são os humores biológicos, energias que circulam no corpo e governam suas características físicas, mentais e emocionais.

Eles são formados a partir dos cinco estados da matéria (éter ou espaço, terra, água, ar e fogo) e são de 3 tipos: ​​

Vata - ar e espaço, vata é seco, áspero, leve, gelado, móvel, sutil e claro. É a energia sutil do movimento ligada à mente, vento, criatividade e flexibilidade.

Pitta - fogo e água, é a fusão do quente, afiado, claro, oleoso. É uma energia que não é nem móvel nem estável: ela se espalha assim como o calor do fogo permeia o ambiente onde está ou a água que vai na direção demarcada pelo terreno. Pitta está relacionado com a digestão, inteligência, transformação.

Kapha - terra e água, é pesado, lento, fresco, estável, oleoso, macio. É a energia que dá estrutura e solidez, dá coesão para manter qualquer forma em particular. Também hidrata células e sistemas. Está associado com amor e compaixão.

bottom of page