4 dicas para manter o Agni (fogo digestivo) saudável


A nutrição e dicas de como deve ser uma dieta adequada sempre foi do interesse de muitas pessoas. O Ayurveda é um sistema medicinal indiano que oferece uma visão holística para a manutenção da saúde do corpo.

A Ciência da Vida, que é significado do Ayurveda em sânscrito, tem como básica a necessidade individual e que tipo de alimentos e suplementos são apropriados para cada indivíduo.

Você pode notar que as pessoas são muito diferentes uma das outras: algumas pessoas são hiperativas, se movem rapidamente... Outras são estáveis e lentas. Algumas pessoas conseguem processar uma farta refeição... Outras passam muitas horas apenas com uma fruta ou salada.

Os doshas e a constituição física

A resposta do Ayurveda para esta diferença entre as pessoas são os chamados três Doshas, os humores biológicos: Vata, Pitta e Kapha.

O dosha Vata reflete as qualidades do elemento Espaço e Ar e a pessoa com o Vata predominante terá uma constituição física magra, pensamento e aprendizado rápido e move-se com agilidade. Veja também: Massala Chai, receita da bebida indiana que substitui o café

Pitta reflete as qualidades do elemento Fogo e Água, a pele tende a ser oleosa, quente, corpo bem constituído e em geral têm uma personalidade dominadora.

O tipo Kapha terá um biotipo mais sólido e pesado, um temperamento calmo e estável refletindo as qualidades do elemento terra e água.