4 dicas para manter o Agni (fogo digestivo) saudável


A nutrição e dicas de como deve ser uma dieta adequada sempre foi do interesse de muitas pessoas. O Ayurveda é um sistema medicinal indiano que oferece uma visão holística para a manutenção da saúde do corpo.

A Ciência da Vida, que é significado do Ayurveda em sânscrito, tem como básica a necessidade individual e que tipo de alimentos e suplementos são apropriados para cada indivíduo.

Você pode notar que as pessoas são muito diferentes uma das outras: algumas pessoas são hiperativas, se movem rapidamente... Outras são estáveis e lentas. Algumas pessoas conseguem processar uma farta refeição... Outras passam muitas horas apenas com uma fruta ou salada.

Os doshas e a constituição física

A resposta do Ayurveda para esta diferença entre as pessoas são os chamados três Doshas, os humores biológicos: Vata, Pitta e Kapha.

O dosha Vata reflete as qualidades do elemento Espaço e Ar e a pessoa com o Vata predominante terá uma constituição física magra, pensamento e aprendizado rápido e move-se com agilidade. Veja também: Massala Chai, receita da bebida indiana que substitui o café

Pitta reflete as qualidades do elemento Fogo e Água, a pele tende a ser oleosa, quente, corpo bem constituído e em geral têm uma personalidade dominadora.

O tipo Kapha terá um biotipo mais sólido e pesado, um temperamento calmo e estável refletindo as qualidades do elemento terra e água.

Agni: a digestão que se inicia no estômago e termina nas células

Um conceito importante explicado pelo Ayurveda é o Agni, o fogo digestivo responsável por todo metabolismo do corpo. Quando este fogo está em condições normais toda a comida que vai para o estômago é digerida apropriadamente e com isso os tecidos corporais e o corpo por inteiro fica bem nutrido.

Desta forma, atinge-se longevidade, força, boa saúde, entusiasmo, vitalidade e saúde geral, tanto da mente quanto do corpo.

No entanto, quando Agni não está funcionando apropriadamente ocorre o acúmulo de toxinas (amas) no estômago, que são as sobras de comida e o que dá origem às doenças, má-nutrição e desequilíbrio dos Doshas

Existem muitos tipos de Agni no corpo: no sistema digestivo, o Agni determina a produção de ácido clorídrico (jathar agni), ácido biliar no fígado (bhuta agni) e enzimas pancreáticas digestoras de açúcar (kloma agni).

O Agni também regula a glândula tireóide (jatru agni) e as transformações metabólicas dos tecidos (dhatu agni). Até mesmo cada uma de nossas células possuem um Agni especial, o caminho metabólico do Agni começa na digestão e termina nas células.

4 Dicas do Ayurveda para o equilíbrio do Agni

O Agni varia conforme os doshas. Em geral, pessoas do tipo Vata e Kapha tendem a ter uma digestão mais irregular devido à qualidade fria de Vata e letárgica de Kapha. Em pessoas do tipo Pitta pode ocorrer excesso de Agni o que leva à problemas como azia, inflamações e outras sensações de queimação.

1 - O uso diário de ervas e especiarias para equilibrar o dosha Pitta é recomendado, como o Amla em pó

Veja também: 5 principais benefícios do Amla em pó para sua saúde

2- Consumir um pedaço pequeno de gengibre fresco com algumas gotinhas de limão antes da refeição é uma ótima prática para equilibrar a digestão.

3- Pimenta do reino e cardamomo auxiliam a digestão, além de produzir a secreção de saliva e enzimas digestivas no estômago, facilitando o trabalho do Agni.

4 - Erva-doce pode ser usada para prevenir gases intestinais, desconfortos e fadiga. Após a refeição pode-se mastigar uma colher de chá de semente de erva-doce e ingerir o caldo e cuspir a polpa que ficar

#agni #fogo #digestivo #deuses #hindu #hinduismo #índia #indiano #indianavédica #alimentação #dieta

banner-portal-vedico.png

Criado com wix template - Copyright © 2016 - 2020 Portal de Notícias e Estudos da Índia. Todos os Direitos Reservados