top of page

5 principais benefícios do Amla em pó para sua saúde


A palavra Amla, literalmente, quer dizer 'azedo'. E assim é o gosto do pequeno fruto desta árvore considerada sagrada na cultura védica pois é dito que o Senhor Vishnu habita nela.

Hoje, o Amla ganhou popularidade por conta de seus inúmeros benefícios para saúde e beleza dos cabelos, sendo possível encontrar no Brasil o pó e óleo para cabelos em casas de produtos naturais (Veja o artigo: Passo a passo de Como Aplicar o Amla em pó nos cabelos). No entanto, os benefícios do Amla vão muito além.

De acordo com o Ayurveda os rasas (sabores) do Amla são: azedo e adstringente e ele é conhecido por equilibrar todos os três Doshas principalmente acalmar o Pitta Dosha(*veja ao final do texto uma breve descrição dos Doshas)

Sabe-se que o Amla é um fruto com grande concentração de vitamina C - vinte vezes mais que a laranja. Isso faz com que os vasos sanguíneos fiquem mais fortes e grossos. Sua capacidade de promover Ojas (Ojas: a pura essência do dosha Kapha) melhora a imunidade do corpo, ajudando-o a combater infecções facilmente.

Os 5 principais benefícios do Amla para Saúde

1

Reduz risco de doenças do coração e colesterol ruim

2

Rico em antioxidantes, promove rejuvenescimento

3

Alto teor de fibras ajuda no sistema digestivo (ajuda principalmente em problemas de constipação)

4

Equilibra agni (fogo digestivo)

5

Traz grandes benefícios para a saúde dos olhos, cabelos, unhas e pele

Como tomar o Amla em pó?

A recomendação geral é tomar 3 gramas do pó (o que equivale a 1/2 colher de chá) em um copo de água, de uma a duas vezes por dia - preferência antes das principais refeições.

Onde encontrar?

É possível também encontrar o Amla pelo seu nome em sânscrito Amalaki e também pelo nomes: Myrobalan, groselha da Índia, entre outros em casas de produtos ayurvédicos e sites como o Ebay.

Curiosidade

Amla Chutney é bem comum na Índia

e tem até o produto já preparado em

conserva prontinho para comer com um

chapati à venda nos supermercado.

Hmm, vai um aí?

O que são os Doshas? Uma breve descrição

Doshas são os humores biológicos, energias que circulam no corpo e governam suas características físicas, mentais e emocionais. Eles são formados a partir dos cinco estados da matéria (éter ou espaço, terra, água, ar e fogo) e são de 3 tipos:

Vata - ar e espaço, vata é seco, áspero, leve, gelado, móvel, sutil e claro. É a energia sutil do movimento ligada à mente, vento, criatividade e flexibilidade.

Pitta - fogo e água, é a fusão do quente, afiado, claro, oleoso. É uma energia que não é nem móvel nem estável: ela se espalha assim como o calor do fogo permeia o ambiente onde está ou a água que vai na direção demarcada pelo terreno. Pitta está relacionado com a digestão, inteligência, transformação.

Kapha - terra e água, é pesado, lento, fresco, estável, oleoso, macio. É a energia que dá estrutura e solidez, dá coesão para manter qualquer forma em particular. Também hidrata células e sistemas. Está associado com amor e compaixão.

 

bottom of page