Estréia no Brasil filme sobre Vasant Lad, primeiro médico de Ayurveda no Ocidente


Estreiou na última quinta-feira (7) o filme O Médico Indiano (The Indian Doctor) sobre a história do médico Vasant Lad e sua trajetória da Índia ao Ocidente trazendo ensinamentos do Ayurveda, a Medicina Indiana.

O filme, dirigido pelo mesmo diretor de Coração de Uma Trilha: a história de Krishna Das, conta como Lad trouxe o antigo sistema de saúde para os EUA no final dos anos 1970.

Lad aprendeu conceitos básicos de Ayurveda ainda jovem em um episódio com sua avó adoecida. Todos os medicamentos alopáticos falharam em curá-la e o pai de Lad se voltou para a Medicina tradicional Indiana. O menino ficou incumbido de dosar e dar um remédio ayurvédico feito a partir de ervas a sua avó. Veja também: 19 práticas para fazer de manhã segundo o médico ayurvédico Vasant Lad

Sobre o médico Vasant Lad

Lad é Bacharel em Medicina Ayurvédica e Cirurgia pela Universidade de Pune. Mestre em Ciência Ayurvédica por Tilak Ayurved Mahavidyalaya, antes de se mudar para os EUA, Lad trabalhou por três anos como diretor médico de um Hospital ayurvédico. Ele também trabalhou como professor da Universidade de Pune por 15 anos.