top of page

Receita fácil de Curry de Vegetais para esquentar o inverno


Curry é uma mistura de especiarias muito comum na Índia e outros países asiáticos. Este tempero ficou popular no mundo todo e também é conhecido como Caril que deriva da palavra tâmil Kadhi.

No geral, o Curry é composto dos seguintes ingredientes: Açafrão da terra, Cardamomo, Coentro, Gengibre, Cominho, Noz moscada, Cravinho, Pimenta, Canela.

Curry de vegetais ao leite de côco: um bom prato para o frio do Inverno

O inverno, em geral, é uma estação onde predomina Vata pois o clima é frio e seco.

As pessoas, principalmente com tendência Vata, podem sofrer com esta estação do ano, apresentando rachadura nos lábios e pele, constipação, inquietude, insônia.

É importante equilibrar a alimentação dando preferência para alimentos pesados, nutritivos, quentes e úmidos.

Receita fácil de Curry de Vegetais

(serve mistura para 1 ou 2 pessoas)

- 1/2 xícara de couve-flor em pedaços pequenos - 1/2 xícara de brócolis em pedaços pequenos - 1/2 xícara de batata cortada - Metade de cenoura cortada em rodelas - 1/2 colher de sopa de gengibre fresco ralado - 1 colher rasa de sopa de Curry (pó) - Pedacinho de 0,5 centímetro de Pimenta Serrano (verde ou vermelha) picado - 2 colheres de sopa de creme de leite - 4 colheres de sopa de leite de coco - 1 colher de sopa de maizena - 1/2 copo de água filtrada - Óleo vegetal - Sal a gosto - Opcional: 1/2 colher de chá de Assafétida

Modo de fazer

Cozinhar todos os legumes: couve-flor, brócolis, batata e cenoura, deixando-os pouco cozidos. Colocar num refratário e reservar. Preparar o refogado: adicionar o óleo e o gengibre. Juntar o Curry, pimenta e assafetida. Após soltar um pouco do aroma, juntar os legumes cozidos. Misturar bem os legumes. Juntar o creme de leite e o leite de coco.

Á parte: misturar a maisena em 1/2 copo de água (Dissolver bem o pó)

Adicionar a maisena aos legumes

Deixar cozinhar e completar com mais água se necessário. Adicionar o Sal A água deve secar até virar um molho bem consistente.

Bom apetite!

Algumas dicas

- Cuidado ao manusear pimenta. Nunca corte e leve aos olhos. Por não ter cheiro é comum cometer esse erro.

- Corte a pimenta em tiras mais finas possível, se ficar um pedaço grande na receita haverá desconforto pela ardência.

- Assafétida em pó é o refogado dos iogues: substitui a cebola e alho e tem um sabor e cheiro muito parecido a esses vegetais. Meia colherinha de chá já é o suficiente para refogar.

- Não deixe pó como assafetida, curry, açafrão da terra refogarem muito no óleo para não queimar.

- Na falta de alguns dos vegetais acima essa receita vai bem com qualquer outro legume.

Créditos da foto inicial: Fonte

bottom of page