9 dicas para a limpeza do cólon em casa e por que isto é importante

16/01/2018

"A saúde do intestino grosso e a vitalidade do nosso organismo caminham de mão dadas – diria que atadas. Não é de espantar que o início de todo tratamento ayurvédico preconiza a regulação intestinal.  Para o ayurveda, o cólon é a sede do dosha vata, onde todos os desequilíbrios nos outros doshas tendem a nascer. (...) Quando vata está desequilibrado desencadeia uma série de problemas de saúde físicos e psíquicos" 

(Daiane Bortolon)

 

Uma das melhores maneiras de levar uma vida com saúde é fazendo a limpeza ayurvédica do cólon esporadicamente. O cólon é uma parte importante do seu sistema digestivo. Ele é responsável por extrair a água e sais dos restos sólidos antes da evacuação, eliminando as toxinas (amas, no ayurveda) do seu corpo.

Esta importante ação corpórea é feita para manter o equilíbrio eletrólito do seu corpo.

 

O objetivo da limpeza do cólon - por que é necessário?

 

A limpeza do cólon pode otimizar seu sistema imunológico, ajuda a perder peso, aumenta suas habilidades mentais e reduz o risco de câncer de estômago.

 

Quando o cólon está funcionando inapropriadamente ele retém em suas paredes restos sólidos e toxinas.

 

Isto produz problemas de todos os tipos, constipação, dor de cabeça, dor nas juntas, ganho de peso, baixa energia, fadiga, indigestão, problemas de visão, alergias, estresse, etc.

 

A limpeza do cólon é o processo de limpar o cólon através da remoção dessas sobras grudadas e toxinas. Existem remédios disponíveis para limpeza do cólon (ex. Haritaki) e alguns tratamentos não-cirúrgicos como o Enema.

 

Veja também: 8 Benefícios do Açafrão e por que ele é associado com Ganesha

 

Benefícios da limpeza do cólon

 

- Previne constipação
- Cura o sistema digestivo
- Melhora as capacidades mentais e concentração
- Regula a circulação sanguínea
- Melhora o sono
- Aumenta a energia do corpo
- Ajuda na absorção de vitaminas e minerais no corpo
- Ajuda na perda de peso
- Reduz o risco de cancer de cólon
- Melhora a taxa de fertilidade em mulheres
- Fortifica o corpo como um todo

Os métodos naturais de limpeza em casa são fáceis e seguros.

 

Como tratar o cólon em casa

 

1 - ÁGUA


Água é a poção mágica para o corpo. É crucial beber pelo menos de 8 a 10 copos de água diariamente. Isto mantém seu corpo hidratado.

A água é essencial para todas as partes do corpo e também para o cólon. Beba um copo de água morna ao acordar. É ainda melhor beber a água morna com um pouco de suco de limão e mel.

 

2 - SUCO DE MAÇÃ
O suco de maçã é considerado um dos melhores métodos para a limpeza do cólon. O suco auxilia nos movimentos intestinais. Dá apoio para o funcionamento do fígado e o sistema digestivo como um todo. O suco de maçã quebra as toxinas.

 

Começar o seu dia com um copo de suco de maçã fresca batida com um pouco de água no liquidificador é plenitude para o seu corpo. Não é preciso coar. Beba um copo de água 30 minutos após o suco.

 

Este suco pode ser tomado de 2 a três vezes por dia. Você pode adicionar também um pouco de limão ou ameixas quando quiser.

Se necessário desintoxicação profunda, por dois ou três dias inteiros uma dieta só com maçãs pode limpar totalmente o estômago. Durante este processo você pode comer qualquer tipo de maçã: cortada, fervida, com casca, sem casca, suco.

 

Esta dieta não deve ser seguida continuamente, no máximo uma vez a cada dois meses. Consulte seu médico antes de fazê-la.

 

3 - SUCO DE LIMÃO
Limão é rico em vitamina C e também contém propriedades desintoxicantes. Ele ajuda no funcionamento do sistema digestivo.

 

O suco de limão com uma pitada de sal e uma colher de chá de mel pode ser tomado com água morna pela manhã. Isto ajuda a regular os movimentos do intestino, mantém a pele saudável e brilhante.

 

O suco mantém o corpo enérgico. Pode ser tomado com o suco de maçã - adicionar suco de limão no suco de maçã, duas a três vezes ao dia, ajuda a limpar o cólon apropriadamente e amenizar o muco no estômago.

 

4 - FIBRAS
Alimentos ricos em fibras também ajudam a limpar o estômago. Ajuda na remoção de toxinas perigosas do corpo. Melhora os movimentos intestinais e ajuda no tratamento de todos os problemas do estômago.

 

Alimentos ricos em fibras na sua dieta diária, frutas frescas devem ser ingeridos. Cereais, castanhas, feijões, sementes tão são ricas em fibras.

 

5 - SUCO DE VEGETAIS CRUS
Evitar de cozinhar os alimentos cozidos e ingerir os vegetais crus por 1 dia pode ajudar a limpar o cólon corretamente. Vegetais crus ajudam na remoção de toxinas e restos sólidos do corpo.

 

Eles são ricos em vitaminas, minerais, enzimas e amino ácidos.

 

Você pode tomar vegetais crus como cenoura, pepino, alface, brócolis, beterraba, tomates, espinafre, etc. Uma combinação destes vegetais também podem ser tomados. Você pode extrair o suco apenas misturando-os no liquidificador.

 

O suco pode ser tomado várias vezes ao dia. Este suco trabalha com eficiência para remover toxinas prejudiciais e sobras do cólon.

 

6. BABOSA
A Babosa é conhecida por suas propriedades desintoxicantes e laxantes que são muito beneficiais para a pele. Suas características também a fazem apropriada para a limpeza do cólon.

 

Além de ajudar na limpeza do cólon, ela tem muitas outras propriedades úteis no tratamento da constipação, alergia de pele, diarréia, dor de cabeça, dores gástricas.

 

Pegue uma folha de babosa e a corte no meio verticalmente. Retire sua polpa e no liquidificador adicione suco de limão.

 

Após bater no liquidificador, leve a mistura à geladeira por duas a três horas. Tome o suco várias vezes ao dia e repita isto regularmente para manter o cólon limpo.

 

7. SUCO DE GENGIBRE
O gengibre ajuda na redução de inchaço e estimula o funcionamento do cólon. Ele o mantém livre de toxinas e restos.

 

Se você já estiver enfrentando problemas no cólon, tome uma porção do chá de gengibre e adicione mel e um pouco de água. Beba a mistura de 2 a 3 vezes ao dia. Você deve fazer o processo até que o problema melhore. Não é recomendado à gestantes e mulheres amamentando.

 

8. TRIPHALA
Triphala é a combinação de três frutos. O pó é rico em vitamina C, bioflavonóides e outros. Tem propriedades laxantes que ajudam na eliminação de toxinas e promovem movimentos intestinais.

 

Este pó é encontrado em lojas ayurvédicas. Deve ser ingerido adicionando-se 1 colher de chá do pó em água. Deve ser tomado regularmente.

 

9. SAL MARINHO
O sal marinho é um remédio eficaz na limpeza do cólon. Ele ajuda nos movimentos estomacais, também remove toxinas, bactérias e parasitas do sistema digestivo.

 

Ferva um copo de água e adicione uma pitada de sal marinho enquanto está fervendo. Após esfriar um pouco, beba a água enquanto ela ainda está morna.

Após beber, deite-se e apalpe o estômago para baixo, isto remove as toxinas do cólon. Ingerir bastante água depois ao longo do dia, pois é importante manter o corpo hidratado. Não ingerir refeições pesadas neste dia.

 

Não é recomendado para pessoas com problemas de coração e pressão alta.

 

- Com base no artigo https://mavcure.com/ayurvedic-colon-cleanse

 

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

banner-portal-vedico.png
Please reload

Please reload

Dr. Frawley sobre Ram Mandir: Uma vitória da Herança Espiritual de toda Humanidade

NaturalTech: feira que reúne marcas de produtos naturais e linhas indianas em SP

Amit Goswami, conheça o físico quântico que vem ao Brasil em abril de 2019

Estréia no Brasil filme sobre Vasant Lad, primeiro médico de Ayurveda no Ocidente

1/2
Please reload

7 Costumes Tradicionais da Índia que previnem Vírus, pelo jornalista Udaylal Pai

18 Apontamentos sobre Meditação, uma visão moderna da prática por Ashish Jain

1/3
Please reload