9 dicas para a limpeza do cólon em casa e por que isto é importante


"A saúde do intestino grosso e a vitalidade do nosso organismo caminham de mão dadas – diria que atadas. Não é de espantar que o início de todo tratamento ayurvédico preconiza a regulação intestinal. Para o ayurveda, o cólon é a sede do dosha vata, onde todos os desequilíbrios nos outros doshas tendem a nascer. (...) Quando vata está desequilibrado desencadeia uma série de problemas de saúde físicos e psíquicos"

(Daiane Bortolon)

Uma das melhores maneiras de levar uma vida com saúde é fazendo a limpeza ayurvédica do cólon esporadicamente. O cólon é uma parte importante do seu sistema digestivo. Ele é responsável por extrair a água e sais dos restos sólidos antes da evacuação, eliminando as toxinas (amas, no ayurveda) do seu corpo.

Esta importante ação corpórea é feita para manter o equilíbrio eletrólito do seu corpo.

O objetivo da limpeza do cólon - por que é necessário?

A limpeza do cólon pode otimizar seu sistema imunológico, ajuda a perder peso, aumenta suas habilidades mentais e reduz o risco de câncer de estômago.

Quando o cólon está funcionando inapropriadamente ele retém em suas paredes restos sólidos e toxinas.

Isto produz problemas de todos os tipos, constipação, dor de cabeça, dor nas juntas, ganho de peso, baixa energia, fadiga, indigestão, problemas de visão, alergias, estresse, etc.

A limpeza do cólon é o processo de limpar o cólon através da remoção dessas sobras grudadas e toxinas. Existem remédios disponíveis para limpeza do cólon (ex. Haritaki) e alguns tratamentos não-cirúrgicos como o Enema.

Veja também: 8 Benefícios do Açafrão e por que ele é associado com Ganesha

Benefícios da limpeza do cólon

- Previne constipação - Cura o sistema digestivo - Melhora as capacidades mentais e concentração - Regula a circulação sanguínea - Melhora o sono - Aumenta a energia do corpo - Ajuda na absorção de vitaminas e minerais no corpo - Ajuda na perda de peso - Reduz