top of page

8 benefícios do Açafrão e por que ele é associado com Ganesha


Açafrão-da-terra ou cúrcuma é uma das especiarias ayurvédicas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

Na Índia, este tempero é conhecido como Haridra e é dito que ele fornece a energia da Mãe Divina, concedendo saúde e prosperidade.

Uma das formas de Ganesha é chamada Haridra Ganapati, ou Ganesha de Açafrão. Nesta forma, Ganesha é retratado na cor amarela e usando acessórios da cor amarela como açafrão.

Esta é uma das 32 formas mais populares de Ganesha sendo adorada por aqueles que buscam prosperidade, bem-estar e principalmente proteção.

Pela Astrologia Védica, é dito que adorar Haridra Ganesha melhora o efeito da energia dos planetas Mercúrio, Júpiter e das Yogas Budha Aditya e Neechabhanga no mapa de um nativo.

Açafrão no ayurveda

No Ayurveda, o açafrão é usado para equilibrar os três doshas Vata, Pitta e Kapha (dosha: veja ao final do texto). Seu rasa (sabor) é amargo e pungente, e se consumido em excesso pode agravar Pitta e Vata.

O Açafrão também é conhecido no Ayurveda por ativar Agni, o fogo digestivo o que é benéfico para a eliminação de toxinas que vão se acumulando no corpo (amas).

A especiaria é utilizada não apenas no uso culinário em forma de pó, mas é também vendido em cápsulas e em extrato líquido para o uso terapêutico mais efetivo.

8 Benefícios para saúde segundo pesquisas atuais

1 - Eficaz no tratamento de várias doenças até mesmo o câncer

2 - Melhora as funções cerebrais diminuindo o risco de doenças como Mal de Alzheimer

3 - Poderoso antiinflamatório natural e antioxidante ajudando na cura de artrite

4 - É utilizado para o tratamento de várias doenças de pele

5 - Purifica o sangue

6 - Antiséptico natural

7 - Trata problemas de digestão, diarréia, disenteria

8 - Reduz risco de doenças cardíacas

Como usar o açafrão na culinária?

Pode ser usado no feijão, lentilha, sopas, refogados (com cuidado de não queimá-lo pois esquenta rápido). Fica bom em todo tipo de prato, desde arroz até no purê de batatas dando uma cor amarela muito característica. Há pessoas que utilizam também para polvilhar saladas. Abaixo uma receita de

suco de açafrão refrescante e fácil para o Verão.

 

Suco de Açafrão com Limão

Ingredientes

- 2 colheres de chá de açafrão da terra em pó

- 1 e 1/2 copo de água

- Suco de 1/2 limão

- 2 colheres de chá de gengibre ralado

- 2 colheres de chá de mel

Modo de preparar

Leve todos os ingredientes ao liquidificador batendo bem até a mistura virar um suco.

 

O que são os Doshas? Uma breve descrição

Doshas são os humores biológicos, energias que circulam no corpo e governam suas características físicas, mentais e emocionais. Eles são formados a partir dos cinco estados da matéria (éter ou espaço, terra, água, ar e fogo) e são de 3 tipos: ​​

Vata - ar e espaço, vata é seco, áspero, leve, gelado, móvel, sutil e claro. É a energia sutil do movimento ligada à mente, vento, criatividade e flexibilidade.

Pitta - fogo e água, é a fusão do quente, afiado, claro, oleoso. É uma energia que não é nem móvel nem estável: ela se espalha assim como o calor do fogo permeia o ambiente onde está ou a água que vai na direção demarcada pelo terreno. Pitta está relacionado com a digestão, inteligência, transformação.

Kapha - terra e água, é pesado, lento, fresco, estável, oleoso, macio. É a energia que dá estrutura e solidez, dá coesão para manter qualquer forma em particular. Também hidrata células e sistemas. Está associado com amor e compaixão.

bottom of page