top of page

Como fazer Paneer: Receita Simples do Queijo Indiano com apenas 2 Ingredientes


queijo servido em tigela de cerâmica sobre banco de madeira

No Ayurveda, a Medicina Indiana da Saúde e Longevidade, é dito que o acúmulo de toxinas no corpo – seja pela poluição do ambiente ou por meio de uma dieta inadequada, traz consequências indesejáveis a longo prazo. Percepções nebulosas, inércia, baixa imunidade, falta de foco e clareza são sintomas de um organismo com acúmulo de Ama (toxinas).

Nem sempre é possível evitarmos os ambientes poluídos das cidades grandes, mas é possível optarmos por uma alimentação mais purificada e consciente, seja dando preferência aos alimentos orgânicos, como também preparando de forma manual alguns dos nossos itens culinários preferidos.

O queijo é, para muita gente, um destes itens indispensáveis na alimentação diária. Pensando nisto trouxemos a receita do queijo mais popular no subcontinente indiano, o Paneer.

Existem inúmeros pratos indianos que levam o Paneer em sua composição como Palak Paneer, Paneer Butter Massala, Mattar Panner, Samosas, entre outros.

Este queijo é muito saboroso e versátil, levando em sua composição apenas leite e limão! É também um alimento rápido de preparar: cerca de 30 minutos.

O Paneer pode ser servido como uma pasta para acompanhar pão (semelhante ao queijo cottage) ou moldado de forma que fique semelhante ao queijo minas frescal, sendo possível ser fatiado e utilizado em receitas.

Imagem: Fonte

Abaixo trazemos o Passo a Passo Fácil e Rápido do Queijo Paneer (com fotos). Confira:

Receita de Queijo Paneer (Panir)

Ingredientes:

- 1 litro de leite (o menos processado possível, de preferência de Goshala)

- Suco de 2 limões

Será preciso o seguinte material:

- Peneira/escumadeira

- Pano limpo e fino

Modo de Preparo:

Comece fazendo um suco de 2 limões. Deixe reservado mais um limão caso seja necessário

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura.

Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e vá adicionando o suco de limão aos poucos, mexendo até talhar.

O leite vai coagular e o soro vai ficar separado do restante do leite (queijo)

Despeje o leite sobre o pano junto à escumadeira. Deixe esfriar um pouco, o próximo passo será torcer o pano afim de extrair o soro

Esprema o conteúdo, quanto mais seco mais consistente será o queijo. Vai reduzir um pouco o tamanho. Rende aproximadamente 150 a 200g de queijo

Deposite em uma tigela. Para que o queijo fique em forma de bloco é necessário enrolá-lo em um pano seco de forma bem firme e levar à geladeira até ganhar a consistência. Outra opção é: depois de enrolado mergulhar o queijo em uma bacia de água com gelo de 2 a 3 horas para manter a forma de bloco e poder ser fatiado.

Pode ser temperado com pimenta do reino, sal, massalas à gosto, fica muito saboroso também refogado. Está pronto para servir.

bottom of page