Como fazer Paneer: Receita Simples do Queijo Indiano com apenas 2 Ingredientes


queijo servido em tigela de cerâmica sobre banco de madeira

No Ayurveda, a Medicina Indiana da Saúde e Longevidade, é dito que o acúmulo de toxinas no corpo – seja pela poluição do ambiente ou por meio de uma dieta inadequada, traz consequências indesejáveis a longo prazo. Percepções nebulosas, inércia, baixa imunidade, falta de foco e clareza são sintomas de um organismo com acúmulo de Ama (toxinas).

Nem sempre é possível evitarmos os ambientes poluídos das cidades grandes, mas é possível optarmos por uma alimentação mais purificada e consciente, seja dando preferência aos alimentos orgânicos, como também preparando de forma manual alguns dos nossos itens culinários preferidos.

O queijo é, para muita gente, um destes itens indispensáveis na alimentação diária. Pensando nisto trouxemos a receita do queijo mais popular no subcontinente indiano, o Paneer.

Existem inúmeros pratos indianos que levam o Paneer em sua composição como Palak Paneer, Paneer Butter Massala, Mattar Panner, Samosas, entre outros.

Este queijo é muito saboroso e versátil, levando em sua composição apenas leite e limão! É também um alimento rápido de preparar: cerca de 30 minutos.

O Paneer pode ser servido como uma pasta para acompanhar pão (semelhante ao queijo cottage) ou moldado de forma que fique semelhante ao queijo minas frescal, sendo possível ser fatiado e utilizado em receitas.