top of page

Receita de Leite de Cúrcuma: Bebida Ayurvédica Indiana que melhora imunidade


Conhecido como Haldi Doodh – do hindi, Haldi que significa "cúrcuma" e doodh que significa "leite" – o Leite Dourado é uma bebida ayurvédica utilizada há milênios na Índia.

A receita é amplamente conhecida por aumentar a imunidade, além de também tratar problemas respiratórios, digestivos, ter efeito antimicrobial, antioxidante, equilibrando os três doshas: Vata, Pitta e Kapha.

A bebida consiste basicamente em leite (comum ou vegetal) com especiarias sendo a mais importante delas a Cúrcuma (também chamada de Açafrão-da-terra) que provê a coloração dourada à bebida.

Segundo o Ayurveda – a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade – o poder fitoterápico da Cúrcuma é aumentado quando seu sabor amargo é equilibrado pelo sabor doce do leite. O leite aumenta a capacidade das células de transportar as propriedades medicinais da Cúrcuma (e demais especiarias) para tecidos mais profundos do corpo.

Abaixo, trazemos a receita da bebida ayurvédica com ingredientes fáceis de encontrar no Brasil.

Receita Fácil de Leite Dourado, bebida Ayurvédica para aumentar a imunidade

(Rende: 2 porções)

Ingredientes

- 2 xícaras de leite vegetal ou leite de vaca de boa procedência (goshala)

- 1 colher de chá de Cúrcuma

- 1/2 colher de chá de Pimenta do reino em pó

- 1 pedaço de canela (ou 1/2 colher de chá de Canela em pó)

- 1 colher de chá de Óleo de coco

- 1 pedaço de 4 cm de Gengibre fresco ralado

Modo de Preparo

Levar o leite ao fogo baixo em uma panela, adicionar a Cúrcuma, Pimenta do Reino, Canela, Gengibre, vá mexendo bem até quase ferver

Desligue o fogo, em seguida, adicione o Óleo de Coco, mexa bem

Coe a mistura. Se quiser, pode-se adicionar um pouco de açúcar mascavo ou mel. Este último deve ser adicionado ao leite em temperatura morna, quase à temperatura ambiente, pois o mel em alta temperatura pode se tornar tóxico.

Salpique com um pouco de pimenta do reino ralada. Está pronto para servir!

bottom of page