Benefícios do Saffron (Açafrão) e porque ele é diferente do Açafrão-da-terra


Saffron, chamado de açafrão verdadeiro ou simplesmente açafrão é conhecido como uma das especiarias mais caras do mundo. Muitas vezes confundido com o açafrão-da-terra (também chamado de cúrcuma) o açafrão é obtido a partir do estigma de uma flor chamada Crocus sativus Lennaeus.

Pelo fato da plantação e colheita desta flor acontecer apenas uma vez ao ano, sendo necessário também que a retirada dos estigmas seja feita de forma manual, o preço do quilo dessa especiaria custa em torno de 70 mil reais!

Ao ser acrescentado em pratos diários, doces ou bebidas o açafrão – que é de cor vermelha – solta uma coloração dourada bem parecida com a da cúrcuma.

Na Índia, ele é conhecido pelos nomes Kesar, Kungumapoo, Kumkuma e é considerado uma especiaria sátvica que promove o equilíbrio dos três doshas: Vata, Pitta e Kapha.

De gosto amargo, ele apresenta uma série de benefícios para saúde entre os mais conhecidos o de revigorar, nutrir e aumentar o calor do corpo, agindo principalmente no sangue, coração, sistema nervoso e sistema reprodutor.

Veja também: Conheça 5 importantes Benefícios de Aplicar Pasta de Açafrão-da-terra na Pele