top of page

Conheça 5 importantes Benefícios de Aplicar Pasta de Açafrão-da-terra na Pele


Sabemos que o Açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é vastamente utilizado em pratos indianos. Sozinho ou combinado com outras especiarias na forma de currys e massalas, o tempero é um ingrediente presente em praticamente todas as receitas da Índia.

O que muitos não sabem, é que o Açafrão-da-terra é também utilizado para fins de saúde e estética, sendo capaz de desintoxicar camadas profundas da pele, rejuvenescendo todo sistema.

Existem diversos cosméticos que levam a cúrcuma em sua composição como pasta dental, creme facial, sabonetes, branqueadores, loções anti-acne e até protetor solar. Apesar de toda esta gama de produtos e sua praticidade, nada supera um simples banho de pasta de Açafrão-da-terra para deixar a pele profundamente desintoxicada e com maciez de pele de bebê.

De acordo com o místico e iogue indiano Sadhguru, a cúrcuma não só tem efeito na fisiologia purificando o sangue, mas também tem um grande impacto no sistema energético do corpo.

"A cúrcuma purifica o sangue do corpo e se você tomar

banho a partir de uma pequena pitada de cúrcuma,

colocada em um balde de água verá como o corpo

ficará vibrante e brilhante" (fonte)

 

Cerimônia Haldi: O banho de Açafrão em Noivos antes do Casamento

Imagem: fonte

Culturalmente, a Cúrcuma é também um item importante em cerimônias de casamento hindu. A Cerimônia Haldi (Haldi significa Cúrcuma em hindi) é tão importante quanto a aplicação do Mehendi nas mãos e braços das noivas antes do casamento, bem conhecida no mundo todo.

O evento é organizado pelos parentes dos noivos e conduzida um dia antes ou na manhã do dia do casamento. Na ocasião, aplica-se uma pasta de cúrcuma no rosto, pescoço, braços e pés dos noivos.

O açafrão está associado à fertilidade e prosperidade. Sua aplicação no corpo deixa a pele especialmente iluminada, sadia, tira manchas da pele, olheiras, afina os pelos de pernas e braços.

Suas propriedades simbolizam purificação do novo casal, servindo também para acalmar a noiva e o noivo e dissipar qualquer nervosismo durante o casório.

 

5 Benefícios da Pasta de Açafrão-da terra

1. Desintoxica profundamente o corpo de toxinas pesadas como o Flúor

Tanto o açafrão-da-terra quanto o flúor penetram no sistema através da pele pela água do banho. No caso do flúor, ele acaba se acumulando com o tempo no corpo dando origem à doenças cada vez mais comuns nos dias de hoje como osteoporose, entre outras.

O açafrão tem a mesma capacidade de entrar no sistema pela pele em uma taxa de 40%, ou seja, se for aplicada na pele uma pasta com 100 gramas de açafrão, 40 gramas penetraram a pele e órgãos ajudando-o a retirar profundamente as toxinas acumuladas.

Como fazer a pasta de açafrão-da-terra para o corpo? Em uma tigela pequena adicionar 2 colheres de chá de açafrão, misturar um pouco de água filtrada até obter uma pasta. Para que a aplicação seja mais suave, pode-se acrescentar algumas gotinhas de óleo de coco a mistura. Agora é só aplicar vigorosamente em toda a pele e banhar-se em seguida.

2. Reduz Problemas de Acne

Devido às suas propriedades bactericidas, o açafrão-da-terra é eficaz contra problemas de acne e vermelhidão. Seus componentes destroem as bactérias presentes na pele e também reduz a oleosidade.

A recomendação é fazer uma pasta utilizando apenas açafrão e água e passar na pele semanalmente. Outra opção é fazer uma pasta com açafrão, água e pó de sândalo que ajuda a suavizar e acalmar a pele.

3. Trata pele áspera e seca

Cotovelos e calcanhar ásperos e rachados podem ficar macios com a aplicação da pasta de açafrão. A mistura de água, açafrão e um pouco de óleo de coco, deve ser aplicada no local e lavado após 15 minutos. A pele ficará suavizada e macia.

4. Clareia, dá brilho, tira manchas e rejuvenesce a pele

O açafrão-da-terra contém curcuminóides que são pigmentos que auxiliam o corpo a sintetizar antioxidantes. Os antioxidantes protegem as células da pele dos radicais livres, retardando os sinais de envelhecimento, bem como removendo manchas, linhas e rugas no rosto.

Além disso, a especiaria ajuda a restaurar o brilho natural da pele. Para uma máscara de pele simples, misture uma colher de chá de mel, 1 colher de chá de leite e 1/4 de colher de chá de açafrão-da-terra. Aplique e deixe a pasta agir por 25 minutos, em seguida lave. O ideal é aplicar a pasta até 3 vezes por semana e ver os resultados.

5. Alivia Queimaduras

A cúrcuma é conhecida por aliviar ferida de queimadura na pele. Para este fim, a recomendação é misturar uma pitada de açafrão com um pouco de leite ou coalhada e aplicar na área afetada. Deixar secar e, sem seguida, lavar a área delicadamente. Este processo pode ser repetido até que a marca de queimadura comece a desaparecer.

Dicas de Aplicação

- A cúrcuma costuma manchar tigelas de acrílico e também tecidos. Então é recomendável utilizar itens de vidro ou roupas que não há problema em manchar.

- Mãos e unhas também costumam ficar manchadas por até 1 dia após aplicar o açafrão da terra. Então fazer a aplicação a noite antes de dormir é uma alternativa para evitar expor as mãos manchadas na rua.

Imagem: fonte 1, fonte 2

bottom of page