top of page

Utilidade: Como fazer 1 Litro de Iogurte em casa a partir de apenas 2 ingredientes


A cozinha indiana não é conhecida apenas pelo curry e suas diversas especiarias como açafrão-da-terra, gengibre, cominho, entre muitas outras. É também notável o uso muito comum de produtos lácteos não apenas em receitas doces, mas também em pratos salgados.

Receitas que levam em sua composição o paneer (queijo indiano), creme de leite, leite e iogurte são muito populares o que torna esses produtos indispensáveis em uma cozinha indiana.

Sendo assim, trouxemos uma dica muito fácil e muito importante de como produzir o próprio iogurte a partir de apenas dois ingredientes: 1 litro de leite integral e 1 copinho de iogurte a partir do qual cultivaremos nossos próprios lactobacilos. Veja também: Receita fácil de Palak Paneer, o prato nutritivo à base de espinafre e queijo (com fotos)

As vantagens de fazer o próprio iogurte são muitas: além do preço muito mais barato, ao preparar o iogurte em casa podemos usar leite orgânico (ou pelo menos um leite de melhor qualidade), banir conservantes, utilizar açúcar de melhor qualidade ou, se preferir não utilizar açúcar nenhum.

Iogurte contém lactobacillus, bactéria necessária para lubrificar os intestinos e ajudar na digestão. Ele ajuda a reduzir gases e estufamento, além de ser saboroso e nutritivo.

Como fazer Iogurte Natural Caseiro (com fotos)

Ingredientes

- 1 litro de leite (recomendamos marca Leitíssimo) - 1 Copo de 170ml de iogurte integral (no rótulo deve constar apenas leite e fermentos lácteos)

Modo de Fazer

copo de leite sobre pia

Primeiramente, o copo de iogurte deve ser retirado da geladeira e estar na temperatura ambiente. Se estiver gelado demais os lactobacilos podem não se proliferar impedindo que o leite se transforme em iogurte.

leiteira ao fogo contento leite

Adicionar 1 litro de leite em uma leiteira e levar ao fogo até que fique morno. O leite não pode estar muito quente pois isso pode matar os lactobacilos. Para calcular a temperatura ideal coloque o dedo no leite e veja se você consegue mantê-lo por pelo menos 10 segundos; se sim, está na temperatura ideal.

Em seguida, adicione o copinho de iogurte à panela com o leite morno, mexa uniformemente para que o iogurte se dissolva por inteiro. Veja também: Receita Fácil de Lassi de Água de Rosas, uma bebida indiana tradicional e romântica

Coloque a mistura em potes de vidro, tampe bem.

Agora o iogurte deve descansar por pelo menos 8 horas e para isso deve ficar em um local com temperatura morna. Você pode ligar o forno e assim que estiver quente desligar e colocar o iogurte. Lembre-se que a temperatura não pode ser muito quente nem muito fria senão há chances dos lactobacilos não se proliferarem. Pode-se também utilizar uma bolsa térmica com uma garrafa de água quente dentro para manter a mistura em temperatura adequada.

A partir de agora você já tem o seu próprio iogurte e quando quiser repetir a receita não precisará comprar o copinho de 170ml. Uma dica é separar, em um pote pequeno, os 170 ml do iogurte que será utilizado para fazer a próxima leva da receita.

bottom of page