Conheça 7 temperos sátvicos: saiba quais são e suas propriedades

08/03/2019

 

Para quem busca um pouco do conhecimento do Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, já se deparou com uma série de recomendações que, basicamente, visam criar uma mente sátvica, ou seja, uma mente em equilíbrio com a natureza e o Universo.

 

Para isto, além de diversas práticas há também um extenso estudo a respeito de alimentos adequados para uma dieta sátvica, aquela que não perturba a mente e não causa doenças ao corpo físico. Para detalhes sobre os Gunas e a alimentação o artigo Entenda o que é o conceito dos Gunas na alimentação Ayurvédica traz um bom panorama sobre o assunto.

 

A comida sátvica é cheia de vida, provê energia, estabilidade, equilíbrio, bem-estar, determinação. São os alimentos frescos, livres de toxinas, de fácil digestão, preparados de forma tranquila e que devem ser mastigados sem pressa. 

 

Frutas e legumes orgânicos, sementes, oleaginosas, iogurte e leite orgânicos, ghee, grãos, adoçantes naturais como açúcar mascavo e mel fazem parte da lista de alimentos com qualidades sátvicas.

 

O que muitos não sabem é que os temperos

e especiarias também têm qualidades sátvicas,

rajásicas ou tamásicas. 

 

Exemplos comuns de especiarias sátvicas são: gengibre fresco, açafrão, manjericão, cardamomo, cominho, canela, coentro, erva-doce, feno-grego, assafétida (Hing), noz-moscada, salsa, cravo, alcaravia, pimenta do reino (com moderação). 

 

Pimenta, cebola, alho, páprica são considerados temperos rajásicos e tamásicos devendo ser evitados.

 

Veremos neste artigo, 7 temperos sátvicos a fim de inspirá-los no uso de condimentos saudáveis no dia a dia.

 

 

Gengibre


Sendo utilizado no preparo do famoso Massala Chai e diversos outros pratos da culinária indiana, o gengibre é considerado um tempero sátvico e muito versátil. Sua utilização e importância no Ayurveda é tanta que é conhecido pelo nome Vishwabhesaj, ou seja, 'o remédio universal'.

 

É dito que o gengibre em pó apresenta algumas características rajásicas e que o ideal é usar o gengibre fresco. Pode ser utilizado na forma de refogado antes do cozimento de qualquer prato como arroz, lentilha. 

 

Para quem não gosta do sabor picante do gengibre, pode-se adicionar duas a três fatias de gengibre fresco na água de cozimento dos legumes. 

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o Gengibre, segundo o Ayurveda

 

Propriedades curativas: ajuda na digestão apropriada dos alimentos aumentando Agni e eliminando toxinas, melhora a assimilação e transporte de nutrientes no corpo, melhora os canais de circulação, melhora problemas nas articulações, diminui enjôos e ânsias (incluindo em viagens), ajuda no sistema imunológico e no bem-estar em geral.

 

Açafrão da Terra (Cúrcuma)

 

Utilizado no mundo todo, o pó alaranjado é unânime nos pratos indianos e altamente recomendado pelo Ayurveda. Ele é um dos ingredientes do Curry em pó (Curry é uma mistura de temperos), responsável por dar uma bonita aparência aos pratos.

 

Não tem um gosto acentuado sendo utilizado mais pelas suas qualidades curativas, além de dar cor e consistência aos pratos. 

 

Para quem não está habituado ao uso do açafrão no preparo de pratos a recomendação é não utilizar demais o condimento para não deixar gosto amargo. Uma colher cheia de chá já é o suficiente para preparar qualquer refeição. Além disso ao utilizá-lo e refogados deve-se ter cuidado uma vez que ele rapidamente queima em contato com óleo quente. 

 

Açafrão vai bem no feijão, arroz, sopas, curry de vegetais e uma infinidade de alimentos.

Veja também: 8 benefícios do Açafrão e por que ele é associado com Ganesha

 

Propriedades curativas: protege e melhora o cérebro e sistema nervoso, poderoso anti-inflamatório, mantém os movimentos nas articulações confortáveis, melhora níveis de açúcar no sangue, melhora o funcionamento do fígado, nutre o coração e sistema circulatório, melhora a imunidade.

 

Cardamomo

 Foto: crédito

 

Cardamomo é um tempero bem aromático e possui propriedades quentes. É considerado no Ayurveda como um tempero tridosha, ou seja, que equilibra todos os três doshas. Deve ser ingerido moderadamente pelas pessoas de constituição Pitta. Ele equilíbra Kapha dosha, principalmente presente no estômago e nos pulmões. 

 

Pode ser utilizado em sementes, fritando-as no refogado ou em pó. Combina bem com outras especiarias doces, como erva-doce, cravo sendo bastante utilizado em pães, em molhos e algumas receitas doces como Lassi de Manga.

 

Propriedades curativas: é considerado um excelente digestivo, benéfico principalmente na redução do inchaço e gás intestinal. Tem efeito relaxante no tecido muscular, diminui coriza, diaforético ou seja, abre levemente os poros estimulando um suor moderado que limpa a pele, limpa o sistema linfático, ajuda em febres, melhora a respiração para quem sofre de asma.

 

Cominho

Imagem: crédito

 

Cominho em sânscrito é chamado de Jeeraka, uma palavra que deriva de Jeerna que significa Digestão. Sua qualidade principal está em ajudar na digestão e na saída das toxinas do corpo. 

 

Assim como o cardamomo, ele é considerado um tempero tridosha no ayurveda, ou seja, promove o equilíbrio dos três doshas: Vata, pitta e kapha, ligeiramente aumentando pitta. 

 

O cominho melhora o sabor dos alimentos e vai bem na maioria deles. Muitos salpicam o condimento para finalizar o prato, tanto pelo aroma, quanto pela estética. Vai bem em molhos, sopas e até mesmo em saladas.

 

Propriedades Curativas: melhora a digestão; é carminativo, ou seja, reduz gases; melhora a inteligência, é rico em ferro, limpa e desintoxica o útero, cura febres e diarreias, melhora a visão e aumenta e imunidade no geral.

Veja também: Receita de Kichari, o prato nacional indiano, fácil, nutritivo e ayurvédico


Canela

 Imagem: crédito

 

Popular nos bolos, doces, chás e nos capuccinos, surpreendentemente, a canela possui uma série de propriedades terapêuticas de acordo com o Ayurveda. É um condimento quente e um excelente pacificador do dosha Kapha. 

 

É um dos ingredientes utilizados no Massala Chai, o chá indiano que substitui o café, dando um aroma todo especial à bebida. Um olhar mais atento no preparo do Chai e você perceberá que geralmente uma substância espessa e pegajosa se deposita no fundo da xícara. Essa substância é um emoliente e ajuda a expectorar qualquer muco do tipo kapha nos brônquios, também abrangendo a garganta e curando irritações.

 

A canela é obtida a partir da casca da árvore e suas propriedades ajudam principalmente na digestão e na cura de gripes e resfriados.

 

Propriedades curativas: aquece o corpo, melhora dores de cabeça, estimula a circulação, diminui coriza, combate gripes e resfriados, regula os níveis de açúcar no sangue, estimula o coração e fígado, utilizado também em inflamações bucais e dor de dente.

 

Erva Doce

Imagem: crédito 

 

Geralmente utilizado em chás, pães e bolos aqui no Brasil, a erva doce é vastamente utilizada também por suas propriedades terapêuticas. A mais conhecidas delas é a habilidade de estimular o apetite e fortificar a digestão.

 

Em alguns lugares da Índia é comum mastigar algumas semente torradas de erva doce após a refeição, a fim de ajudar na digestão e melhorar o hálito.

 

Propriedades Curativas: diurético, desintoxica o sangue, alivia problemas de hemorroidas, reduz hipertensão, ajuda a eliminar vermes.

Veja também: Kakri Raita, aprenda a fazer a salada de Pepino e Iogurte ideal para dias quentes


Feno Grego

 Imagem: crédito

 

Chamada de Methi na Medicina Ayurvédica, é considerado um tempero sátvico conhecido principalmente por promover produção de leite saudável.

 

Essas sementes atuam principalmente no desequilíbrio Vata e Kapha. Tem propriedades quente, doce e nutritiva, criando um efeito de bastante consistência ao corpo físico. Atua também em problemas digestivos como gastrite, gás e úlceras.

 

É um ingrediente que também pode ser adicionado ao Massala Chai e ingerido todos os dias.

 

Propriedades curativas: promove lactação, melhora problemas digestivos, trata anorexia, regula o excesso de açúcar no sangue, ajuda o intestino na eliminação, regula colesterol.


Imagem: créditos

 

 

 

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