Dr. Frawley sobre Ram Mandir: Uma vitória da Herança Espiritual de toda Humanidade


Maquete Templo ao fundo, figura entrevista oficial à frente

Na última semana, dia 5 de agosto, foi noticiado em todo mundo a inauguração do templo Ram Mandir pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi, em homenagem ao Senhor Rama – o conhecido avatar que é símbolo de retidão e dharma, retratado no grande épico Ramayana.

Muito enfoque foi dado pela imprensa ao fato do Ram Mandir estar sendo construído sobre as ruínas de uma mesquita muçulmana. De fato, a mesquita Babri Masjid existia no local até 1992, quando um grupo de ativistas hindus colocaram a construção à baixo, desencadeando uma série de conflitos e mortes no local.

No entanto, não se sabe se por falta de esclarecimento sobre História da Índia ou se por questões de linha editorial, pouco foi noticiado à respeito da importância de Ayodhya como local de nascimento de Shri Rama e como herança milenar não apenas da Índia, mas também de vários países asiáticos como Tailândia, Indonésia, Nepal, Coreia, e do mundo inteiro.

Após 130 anos de disputa no Judiciário – sendo este o caso de tribunal mais longo da história da humanidade – foi reconhecido pelo Supremo Tribunal indiano, por meio de escavações do Centro de Pesquisa Arqueológica da Índia que a mesquita muçulmana que existia no local havia sido construída sobre uma estrutura hindu que já era existente. Como se sabe, a Índia sofreu invasões e ocupações por questões de dominação política e religiosa.

Ayodhya é irrelevante para comunidade muçulmana hoje. Ainda assim, foi alvo de exaustiva disputa, não tendo sido reconhecido de forma pacífica a importância em ceder o local para a reconstrução do Templo de Rama.

Reproduzimos abaixo a entrevista para o canal Times Now do renomado autor, dr. David Frawley – erudito, ativista hindu e conhecido escritor de livros sobre Vedas, Hinduísmo, Yoga, Ayurveda e Astrologia Védica. Frawley falou sobre a construção do Ram Mandir em Ayodhya, trazendo esclarecimentos sobre esta reconstrução e importância do templo para a Índia e o mundo nos dias atuais. Confira abaixo: