top of page

Corona: 9 Recomendações com base no Ayurveda para evitar a Doença


Registrando, até a primeira quinzena do mês de Março, o total de mais de 6.500 mortes em todo mundo e em rápido crescimento no Brasil, o Coronavírus tem sido responsável por grande alarme e também ao caos no Sistema de Saúde de países como China, Itália, Irã, Espanha, entre outros.

O que muitos não sabem é que este vírus não é algo tão novo: ele é conhecido desde os anos 60, classificado no grupo CoV. Esta é uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Em 2002, por exemplo, ocorreram surtos do Corona na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Em 2012, o mesmo ocorreu em países do Oriente médio. No entanto, em nenhuma dessas ocasiões o surto alcançou as proporções de pandemia.

O Coronavírus atual, de sigla COVID-19, é uma mutação desse vírus já existente. Suspeita-se que a primeira transmissão tenha sido iniciada por um animal contaminado em um mercado de peixes na cidade de Wuhan, na China.

Neste local, além de pescados e frutos do mar, são vendidos animais silvestres vivos, como coelhos, morcegos, sapos e cobras.

Em um comunicado recente em seu canal do Youtube, o renomado médico ayurvédico dr. José Ruguê, disse que o Corona faz parte do grupo de vírus das gripes comuns. No entanto, ele merece atenção especial pelo fato de se alastrar de forma muito rápida podendo levar a uma sobrecarga do Sistema de Saúde do Brasil.

"Este vírus tem uma característica muito interessante que é o fato de que ele pode se alojar na garganta e posteriormente ir para os pulmões. Isto pode provocar uma pneumonia atípica, que leva muita gente a uma insuficiência respiratória grave necessitando de internação em terapia intensiva e respirador", explica dr. Ruguê.

 

Situação do Coronavírus na Índia

Até o dia 16 de Março, o número total registrado de pessoas infectadas pelo COVID-19 na Índia é de: 128.

O número de mortes pela doença no país é bem baixo: apenas 2 mortes, uma delas em Karnataka e outra em Delhi.

O governo indiano recomendou a paralisação das aulas nas escolas públicas até o dia 31 de março e baniu a entrada de passageiros da União Européia, Reino Unido e Turquia até o final do mês.

As 5.200 pessoas que mantiveram contato com pessoas infectadas com o Coronavírus no país estão sendo monitoradas.

 

9 Recomendações Ayurvédicas

Além das recomendações do Ministério da Saúde brasileiro para prevenir o contágio que são: manter distância social, lavar bem as mãos, cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, evitar aglomerações, manter ambientes ventilados e não compartilhar objetos pessoais – compilamos aqui nove preciosas dicas de Ayurveda (a Medicina Indiana de Saúde e longevidade) afim de melhorar as condições do corpo físico e ambientes e assim evitar o contágio.

Confira abaixo:

1. Óleo Gergelim

Uma gota de óleo de gergelim morno em cada narina para evitar que o vírus de aloje no nosso centro respiratório;

2. Mel e Açafrão-da-terra

Tomar uma colher de sopa de mel misturado com 1/2 colher de chá de pimenta preta e 1/2 colher de chá de cúrcuma 3 vezes por dia;

3. Gargarejo com água e Sal

Fazer duas vezes ao dia gargarejos com sal e um pouco de água morna;

4. Agni

Manter o Agni (fogo digestivo) em boas condições por meio de uma dieta saudável, alimentos cozidos e de fácil digestão;

5. Sol

Tomar Sol e expor ambientes internos de casa o máximo possível ao Sol;

6. Gengibre e Alfavaca

Chá de ervas como gengibre, alfavaca que têm efeito estimulante da imunidade, de 1 a 3 xícaras por dia;

7. Guduchi

Para quem tem acesso a produtos ayurvédicos, os textos clássicos do Ayurveda recomendam a erva Guduchi. Recomenda-se tomar 1 vez ao dia durante 3 meses.

8. Surya Namaskar

Ásanas como prática diária de Surya Namaskar, vão manter as funções gerais do corpo funcionando em níveis elevados;

9. Neem

Manter ramos de Neem espalhados pela casa bem como ferver folhas de Neem e deixar que o vapor preencha os ambientes da casa pode ajudar a purificar a atmosfera de agentes virais;

Imagem Inicial: fonte

bottom of page