10 Dicas de Vastu Shastra Para Manter a Energia da Casa Positiva


Vastu Shastra, do sânscrito, vastu que significa "residir" e shastra que significa "ensinamentos" é a milenar ciência da arquitetura indiana. Este sistema de ensinamentos é encontrado originalmente nos Vedas, mais precisamente no texto Sthapatya Veda, que faz parte de uma das subdivisões do Artharva Veda, datado de 1500 a.C.

Em termos básicos, o Vastu Shastra fornece os princípios para a construção, design, estética e disposição de residências, templos, torres e cidades de forma que o assentamento dessas construções siga um fluxo natural com o meio ambiente e produza um impacto positivo no Prana (força vital) da casa, de seus moradores e comunidade.

Para isto, existe uma série de detalhados estudos que levam em conta o local do nascer e pôr do Sol e as direções cardinais de forma a captar harmonicamente a energia sutil da Terra. Há também recomendações mais simples e que servem como dicas valiosas para o bem estar da casa e seus moradores e abaixo compilamos 10 delas.

Veja também: Flores e Tradição Hindu: Conheça as Flores favoritas de cada Deidade

Mandala Purusha, o diagrama arquitetônico a partir do corpo cósmico

A arquitetura hindu sempre começa colocando o corpo cósmico de Deus (Purusha), agachado, sobre todos os cantos do local onde será construída a casa (Mandala). Isso é chamado de Mandala Purusha, onde cada cantinho da casa é preenchido, hierarquicamente, c