top of page

10 Dicas de Vastu Shastra Para Manter a Energia da Casa Positiva


Vastu Shastra, do sânscrito, vastu que significa "residir" e shastra que significa "ensinamentos" é a milenar ciência da arquitetura indiana. Este sistema de ensinamentos é encontrado originalmente nos Vedas, mais precisamente no texto Sthapatya Veda, que faz parte de uma das subdivisões do Artharva Veda, datado de 1500 a.C.

Em termos básicos, o Vastu Shastra fornece os princípios para a construção, design, estética e disposição de residências, templos, torres e cidades de forma que o assentamento dessas construções siga um fluxo natural com o meio ambiente e produza um impacto positivo no Prana (força vital) da casa, de seus moradores e comunidade.

Para isto, existe uma série de detalhados estudos que levam em conta o local do nascer e pôr do Sol e as direções cardinais de forma a captar harmonicamente a energia sutil da Terra. Há também recomendações mais simples e que servem como dicas valiosas para o bem estar da casa e seus moradores e abaixo compilamos 10 delas.

 

Mandala Purusha, o diagrama arquitetônico a partir do corpo cósmico

A arquitetura hindu sempre começa colocando o corpo cósmico de Deus (Purusha), agachado, sobre todos os cantos do local onde será construída a casa (Mandala). Isso é chamado de Mandala Purusha, onde cada cantinho da casa é preenchido, hierarquicamente, com uma deidade correspondente e as funções que esta deidade representa.

Por exemplo, Brahma (o Criador) ocupa a porção central da casa, chamada Brahmasthana. Ao redor dele os outros deuses ficam distribuídos em um padrão concêntrico. Existem 45 quadrados ao todo representando cada deidade, e mais 32 deidades externas.

A cabeça de Purusha fica sempre no canto nordeste, regido por Shiva. O leste é a fonte de luz e também o ponto mais importante, pois é o ponto de maior concentração de luz.

O Sol nasce no Nordeste e a Luz representa o conhecimento, que representa a consciência e, finalmente, a iluminação espiritual. Por este motivo no Vastu Shastra a entrada da casa é posicionada no canto nordeste e é chamado isha-kona, ou seja, canto de Deus.

Do lado oposto à cabeça, no canto sudoeste, está localizado o ânus e esta parte da casa fica reservada para as forças escuras do universo, sendo o local dos quartos, escada, guarda-roupas, caixa d'água. É desta forma que todo o arranjo arquitetônico de uma residência é configurado no Vastu Shastra.

Posições Norte, Sul, Leste, Oeste e o local ideal para a alocação de quartos, salas e demais aposentos da casa, de acordo com o Vastu Shastra

 

10 Dicas de Vastu Shastra Para Manter a Energia da sua Casa Positiva

1. Material estragado, sem utilização e entulhos

Nunca se deve manter guardado na casa alimentos estragados, flores e plantas murchas, roupas rasgadas, papéis inutilizados, resíduos, latas vazias, potes e coisas sem utilização. É dito que esse material impede que Lakshmi entre na casa.

2. Tvs e computador

É dito que os monitores refletem luz no quarto funcionando como um espelho e atraindo energia negativa no ambiente. Eles devem ser evitados no local de dormir principalmente no quarto das crianças.

3. Sino de Vento

Também encontrados pelos nomes Koshi Bells, WindChimes, no Brasil conhecido também como sino-da-felicidade, espanta-espírito, mensageiro-do-vento, originalmente, este sinos que produzem uma linda melodia com o auxílio natural do vento eram utilizados para afastar maus espíritos. É dito atrair calma e harmonia aos ambientes.

4. Plantas internas - Epipremnum pinnatum

Conhecida como Money Plant, Jibóia, Jibóia-verde, esta plantinha de folhas brilhantes, largas e espaçosas, pode ser mantida naturalmente em espaços internos (mas bem iluminado) da casa, exige pouca manutenção e traz frescor e positividade aos ambientes. Muito conhecida por trazer prosperidade para a casa.

5. Sal

Passar um pano úmido com um pouco de sal no chão da casa ou manter um pequeno pires com um pouco de sal no canto dos ambientes e acima de estantes é uma prática comum no Vastu Shastra. O sal mantém uma fluidez positiva de energia no local, devendo ser trocado semanalmente por uma nova porção.

6. Manter porta do banheiro fechada

Intuitivamente já é um hábito manter a porta de banheiros e assento de vasos sanitários fechados. No Vastu, a prática é bastante recomendada além de ser também recomendado que os banheiros não estejam conjuntos, acima ou abaixo da área de uma cozinha.

7. Incensos

Acender incensos pela manhã junto de alguma prática meditativa, mantra, oração é dito remover qualquer energia negativa da casa e ambientes.

8. Imagens de deidades, paisagens e símbolos auspiciosos

Imagens, símbolos e paisagens que trazem paz e harmonia aos ambientes também produzem em efeito positivo na casa e seus moradores. Especialistas em Vastu orientam evitar quadros de animais com humor agressivo, paisagens tumultuadas como navios afundando, cenas de guerra ou quadros melancólicos.

9. Cores

As cores tem o poder de mudar a atmosfera de um local. Na índia, é comum colorir as paredes da casa e aposentos com variadas cores. O Vastu orienta a manter sempre o teto de cor branca. Quartos, salas de estudo ou de meditação ficam com uma melhor atmosfera com paredes de cor suave como Azul, Verde, amarelo. Roxo, púrpura, índigo podem ser utilizados para acalmar um ambiente. Rosa pode ser utilizado em quartos principais.

10. Espelho na entrada

Um espelho colocado na parede voltado para o exterior da casa (na porta principal) também pode ser útil para manter um ambiente positivo.

Imagem Inicial: fonte

bottom of page