Hibisco e Ayurveda: Conheça os 5 Benefícios do Chá que equilibra Pitta Dosha


É muito comum ver árvores de Hibisco ornamentando ruas e jardins. Por ter um porte razoável e exigir pouca manutenção a planta é a preferida de muitas residências. Mas o que poucos sabem é que além de trazer beleza para os ambientes, alguns tipos de hibisco são utilizados há milênios na Índia no preparo de chás, sucos e também para fins cosméticos e medicinais.

A planta é conhecida em hindi pelos nomes Japa ou Gudahala; e em sânscrito é chamada pelos nomes Ondrapushpa, Trisandhya, Aruna, Sita, Mandapushpa, Java Pushpa.

Existem mais de 200 tipos de Hibisco e a utilizada para fins medicinais chama-se Hibiscus Sabdariffa. No Brasil, ela é conhecida popularmente no norte do país como Vinagreira.

Nos últimos anos muitos pequenos produtores brasileiros têm apostado no cultivo da planta devido ao aumento de procura por produtos saudáveis, naturais e orgânicos no país.

Veja também: NaturalTech: feira que reúne marcas de produtos naturais e linhas indianas em SP

O chá e suco são feitos a partir da parte chamada Cálice da planta, que é a pequena flor avermelhada e robusta que nasce 10 dias antes do surgimento das flores que vemos nos jardins.

Os Benefícios do Hibisco e Como Preparar

De acordo com o Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade,