top of page

Hibisco e Ayurveda: Conheça os 5 Benefícios do Chá que equilibra Pitta Dosha


É muito comum ver árvores de Hibisco ornamentando ruas e jardins. Por ter um porte razoável e exigir pouca manutenção a planta é a preferida de muitas residências. Mas o que poucos sabem é que além de trazer beleza para os ambientes, alguns tipos de hibisco são utilizados há milênios na Índia no preparo de chás, sucos e também para fins cosméticos e medicinais.

A planta é conhecida em hindi pelos nomes Japa ou Gudahala; e em sânscrito é chamada pelos nomes Ondrapushpa, Trisandhya, Aruna, Sita, Mandapushpa, Java Pushpa.

Existem mais de 200 tipos de Hibisco e a utilizada para fins medicinais chama-se Hibiscus Sabdariffa. No Brasil, ela é conhecida popularmente no norte do país como Vinagreira.

Nos últimos anos muitos pequenos produtores brasileiros têm apostado no cultivo da planta devido ao aumento de procura por produtos saudáveis, naturais e orgânicos no país.

O chá e suco são feitos a partir da parte chamada Cálice da planta, que é a pequena flor avermelhada e robusta que nasce 10 dias antes do surgimento das flores que vemos nos jardins.

Os Benefícios do Hibisco e Como Preparar

De acordo com o Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, os sabores do hibisco são doce e adstringente e sua potência é fria. Estas características reduzem desequilíbrios Pitta e Kapha e abaixo listamos 5 deles.

1. Trata problemas de pressão e cardiovasculares

Devido à ação pacificadora do dosha Pitta, o Hibisco é amplamente utilizado no tratamento de doenças cardíacas e para baixar a pressão arterial.

2. Problemas menstruais e hormonais

O hibisco é eficaz no tratamento de problemas ginecológicos como leucorreia e cólicas. Ajuda aliviar sintomas da menopausa como ondas de calor.

3. Reduz problemas de Pele

Suas propriedades pacificadoras de Pitta e potência fria ajudam a reduz problemas de acne e espinhas.

4. Saúde dos Cabelos

É conhecido por retardar o aparecimento de cabelos brancos e prevenir quedas, uma vez que estimula a circulação do sangue também no couro cabeludo.

5. Efeitos no Metabolismo

As propriedades adstringentes e refrescantes do hibisco acalmam acidez no estômago, reduzindo naturalmente o apetite.

* O Hibisco tem algumas propriedades contraceptivas e não é aconselhável para as mulheres que querem engravidar.

Como Preparar o Chá de Hibisco?

(Rende 1 porção individual)

Ingredientes

- 1 Colher de Sopa de Hibisco Desidratado

- 1 e 1/2 xícara de água filtrada

- Açúcar orgânico à gosto

Modo de Fazer: Coloque a água em uma panela e leve ao fogo. Espere ferver. Desligue e em seguida coloque o Hibisco e o açúcar. Mexa um pouco, tampe e deixe em infusão por 5 minutos.

Imagem: fonte

bottom of page