4 Benefícios do Kajal: o cosmético que embeleza, protege e nutre os olhos


A Índia tem uma longa tradição em produtos de beleza naturais com extenso uso de pó, óleos e misturas que são uma parte cultural importante na vida de muitas pessoas, sendo alguns hábitos passados de geração para geração.

Aqui no Ocidente, há cada vez mais conscientização sobre componentes tóxicos presentes em nossos shampoos, desodorantes, esmaltes, maquiagens e perfumes e os efeitos negativos disto.

No Brasil, apesar da fiscalização da Anvisa, não se sabe até que ponto o uso contínuo e acúmulo de substâncias como: parabeno, alúminio, triclosan, tocoferol, amônia, formol, derivados de petróleo, tolueno, chumbo, entre outras — são os responsáveis pelo aparecimento de doenças sérias e que levam a morte a longo prazo.

Veja também: 6 Dicas de Ayurveda para prevenir e até mesmo reverter Cáries

Por este motivo, hoje, muitos buscam alternativas para produtos de beleza industrializados. Tanto que é possível encontrar no país, com facilidade, alguns itens que se tornaram popular de uma década para cá como: óleo de côco para umectação dos cabelos, óleo de Amla para volume, óleo de Argan para pele e cabelo, além da já conhecida Henna para tonalizar os cabelos.

E a mais nova descoberta dos brasileiros nesse universo de cosméticos indianos é o Kajal.

O que é o Kajal?

O Kajal (também conhecido como Surma, Anjana, Kajalh, Kanmashi, Kaadige, Kaatuha, Kan Mai e chamado Kohl nos paises árabes) é semelhante ao lápis de olho. No entanto, é uma fórmula ayurvédica para a saúde dos olhos. Ele é um dos cosméticos mais antig