8 Dicas de Ayurveda para Gripes e Resfriados: prepare-se para a chegada do inverno
De acordo com o Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, gripes e resfriados são mais comuns quando tem início a transição do clima quente de Verão — que é governado por Pitta — para os meses de temperatura mais seca e fria de outono e inverno.
A mudança de estação pode enfraquecer a imunidade, tornando o corpo mais suscetível ao aparecimento de viroses e todos os desconfortáveis sintomas de infestação como nariz entupido, espirros, tosse, coriza, febre, dor de garganta e dores no corpo.
Existem dois motivos principais pelo qual pegamos gripe ou resfriado: primeiro, pelo pouco cuidado uma rotina sazonal (Dinacharya) por meio de alimentação, exercícios e descanso adequados para a estação do ano. Sem ela, a vitalidade do corpo e sua imunidade decai facilitando a infestação de vírus e bactérias.
O segundo motivo é uma própria necessidade do corpo de uma limpeza interna devido ao acúmulo de toxinas por diversas fontes: poluição, agrotóxicos, química dos alimentos industrializados, toxinas acumuladas de má digestão, e também toxinas emocionais.
No Ayurveda, o Vata dosha é responsável pelo equilíbrio do sistema imunológico e o Kapha é responsável pelo equilíbrio do sistema respiratório e nasal. A gripe ocorre quando há desequilíbrio nestes dois doshas e se a doença for seguida de febre há também o desequilíbrio Pitta.
Escalada da gripe pelo Ayurveda
- Primeiramente, há desequilíbrio Vata e Kapha devido a transição de estação.
- Os sintomas do desequilíbrio são nariz escorrendo que é chamado Pratishyaya em sânscrito e significa movimento de Kapha ao nariz e sua expulsão pelas narinas.
- Este movimento é desencadeado pelo Vata em desequilíbrio.
- O Pratishyaya torna-se Kasa que é o nome sânscrito para a tosse com origem no trato respiratório superior e inferior.
- Kasa pode progredir causando sinusite, que é chamada Dushta Pratishyaya.
- Quando há também inflamação na qual há dor ao tossir e dificuldade de respiração, o dosha Pitta também fica em desequilíbrio e a febre se instala.
8 Dicas de Ayurveda para gripes e resfriados
Abaixo listamos algumas dicas para ajudar o corpo a combater o vírus e fortalecer a imunidade tornando a recuperação a mais rápida possível.
1. Beber bastante líquido quente
Beber água ou chá bem quente com frequência ao longo do dia estimula o corpo a liberar toxinas e muco. Além disso, ajuda a aumentar o funcionamento metabólico. Evitar de comer ou beber qualquer alimento frio pois isto tem o efeito contrário ao da água quente, armazenando muco e toxinas no corpo.
2. Chá de Gengibre
O chá de gengibre tem muitos efeitos curativos, ajuda a liberar o excesso de muco e toxinas do corpo e também ajuda a melhorar a imunidade e eliminação de toxinas.
A dica mais fácil é ferver um pedaço de 5-8 cm de gengibre ralado em duas xícaras de água e beber. Pode-se adicionar também suco de limão e um pouco de mel, que aumentará a qualidade expectorante de gengibre. O mel deve ser adicionado à água em temperatura morna, pois se muito aquecido prejudica a capacidade de cura.
3. Ervas ayurvédicas
Para gripe são recomendadas: Amalaki (ou Amla), Guduchi e Ashwagandha.
4. Alimentar-se com comida leve, simples e quente
Sopas e caldos são ideais. Kichari, o prato indiano a base de arroz e lentilha é também uma boa alternativa. Deve-se evitar alimentos pesados e difíceis de digerir como produtos lácteos, pães industrializados, frituras, carnes, alimentos frios, congelados, secos e crus de difícil digestão.
5. Pasta de Açafrão da terra e mel
O Açafrão é uma especiaria que estimula o sistema imunológico e possui propriedades anti-virais naturais. Ao primeiro sinal da gripe, misture em partes iguais: mel e açafrão em pó e tome 1 colher de chá da pasta a cada hora.
6. Tomar Sol
A exposição ao sol (sem exageros) melhora bastante o sistema imunológico, além de ajudar a expectorar o muco e recuperar-se mais rapidamente.
Kadha, também chamado Kaadha ou Karha é um remédio caseiro ayurvédico muito comum na Índia. O chá é feito a partir de uma mistura de ervas e especiarias fáceis de encontrar na cozinha como pimenta do reino, alho, açafrão, gengibre, etc.
Apesar de simples e barato, o remédio é vastamente utilizado para fortalecer a imunidade e combater infecções.
Imagem: crédito
Receita de Kadha de Majericão
Kadha, também chamado Kaadha ou Karha é um remédio caseiro ayurvédico muito comum na Índia. O chá é feito a partir de uma mistura de ervas e especiarias fáceis de encontrar na cozinha como pimenta do reino, alho, açafrão, gengibre, etc.
Apesar de simples e barato, o remédio é vastamente utilizado para fortalecer a imunidade e combater infecções.
- Um punhado (10-15 folhas) de manjericão
- 3 dentes de alho amassado
- 1 colher de chá de pimenta preta em pó (de preferência moída na hora)
- 1/2 colher de chá de açafrão em pó
- 1 colher de sopa cheia de gengibre ralado
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
Lave as folhas de manjericão. Coloque de 2 a 3 xícaras de água para ferver em panela pequena. Adicione todos os ingredientes (menos o mel) e deixe ferver até quase metade da água evaporar. Coe, adicione o mel quando o líquido amornar. Beba quente pelo menos três vezes ao dia.
8. Repouso
O repouso é fundamental para ajudar o seu organismo a compater a virose e recupera-se o mais rápido possível, então a recomendação é dar a si mesmo um descanso físico e também mental com menos trabalho e redes sociais.
Imagem: crédito