8 Dicas de Ayurveda para Gripes e Resfriados: prepare-se para a chegada do inverno


De acordo com o Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, gripes e resfriados são mais comuns quando tem início a transição do clima quente de Verão — que é governado por Pitta — para os meses de temperatura mais seca e fria de outono e inverno.

A mudança de estação pode enfraquecer a imunidade, tornando o corpo mais suscetível ao aparecimento de viroses e todos os desconfortáveis sintomas de infestação como nariz entupido, espirros, tosse, coriza, febre, dor de garganta e dores no corpo.

Existem dois motivos principais pelo qual pegamos gripe ou resfriado: primeiro, pelo pouco cuidado uma rotina sazonal (Dinacharya) por meio de alimentação, exercícios e descanso adequados para a estação do ano. Sem ela, a vitalidade do corpo e sua imunidade decai facilitando a infestação de vírus e bactérias.

O segundo motivo é uma própria necessidade do corpo de uma limpeza interna devido ao acúmulo de toxinas por diversas fontes: poluição, agrotóxicos, química dos alimentos industrializados, toxinas acumuladas de má digestão, e também toxinas emocionais.

Veja também: 7 Dicas para a Primavera: equilibrando os doshas na estação Kapha

No Ayurveda, o Vata dosha é responsável pelo equilíbrio do sistema imunológico e o Kapha é responsável pelo equilíbrio do sistema respiratório e nasal. A gripe ocorre quando há desequilíbrio nestes dois doshas e se a doença for seguida de febre há também o desequilíbrio Pitta.

Escalada da gripe pelo Ayurveda