Sade Sati: saiba tudo sobre o impacto do mais desafiador dos trânsitos planetários


Planeta Saturno e deidade Shani dev ao lado direito

Sade Sati — do sânscrito Sade "sete" e Sati "meio" — é um ciclo de sete anos e meio do planeta Shani (Saturno) pela casa onde está situada a Lua do nativo e em casa anterior e posterior a ela. Este ciclo que também é chamado pelo nome Panoti é conhecido na Astrologia Védica por seus impactos negativos na Lua Natal.

Shani Dev é um inimigo natural da Lua que é o Graha (planeta) mais importante na Astrologia indiana. A Lua, conhecida como Chandra ou Soma, rege as emoções, sentimentos, paz mental, acolhimento. Representa a mãe, realeza, rainha e as figuras maternas. Shani representa o funcionário, o trabalhador.

Saturno é uma divindade masculina, de acordo com os Puranas, cuja figura é de um homem bem apessoado carregando um cetro (Danda), Trishula, arco e flecha e montando um corvo. É o planeta que se move mais lentamente no céu, enquanto a lua é o planeta que se move mais rapidamente.

É dito que Shani supervisiona as "masmorras do coração humano e os perigos que se escondem lá". Além de inimigo da Lua, Shani é também inimigo de Surya Dev (Sol) e Mangala (Marte).

Veja Também: Aprenda a ler o seu Mapa Natal Védico em apenas 4 passos

O Senhor do Karma

Saturno é tido como a deidade responsável por conceder méritos às pessoas de acordo com suas ações. Desta forma, ele aplica o karma seja ele positivo ou negativo, sendo considerado a deidade da Justiça. Por este motivo, o período pode trazer à mente do nativo momentos de grande auto-dúvida, ansiedade, falta de paz mental e tristeza.

Em geral, quando os efeitos negativos de Saturno são sentidos a atitude mais adequada é fazer um traba