top of page

Sade Sati: saiba tudo sobre o impacto do mais desafiador dos trânsitos planetários


Planeta Saturno e deidade Shani dev ao lado direito

Sade Sati — do sânscrito Sade "sete" e Sati "meio" — é um ciclo de sete anos e meio do planeta Shani (Saturno) pela casa onde está situada a Lua do nativo e em casa anterior e posterior a ela. Este ciclo que também é chamado pelo nome Panoti é conhecido na Astrologia Védica por seus impactos negativos na Lua Natal.

Shani Dev é um inimigo natural da Lua que é o Graha (planeta) mais importante na Astrologia indiana. A Lua, conhecida como Chandra ou Soma, rege as emoções, sentimentos, paz mental, acolhimento. Representa a mãe, realeza, rainha e as figuras maternas. Shani representa o funcionário, o trabalhador.

Saturno é uma divindade masculina, de acordo com os Puranas, cuja figura é de um homem bem apessoado carregando um cetro (Danda), Trishula, arco e flecha e montando um corvo. É o planeta que se move mais lentamente no céu, enquanto a lua é o planeta que se move mais rapidamente.

É dito que Shani supervisiona as "masmorras do coração humano e os perigos que se escondem lá". Além de inimigo da Lua, Shani é também inimigo de Surya Dev (Sol) e Mangala (Marte).

O Senhor do Karma

Saturno é tido como a deidade responsável por conceder méritos às pessoas de acordo com suas ações. Desta forma, ele aplica o karma seja ele positivo ou negativo, sendo considerado a deidade da Justiça. Por este motivo, o período pode trazer à mente do nativo momentos de grande auto-dúvida, ansiedade, falta de paz mental e tristeza.

Em geral, quando os efeitos negativos de Saturno são sentidos a atitude mais adequada é fazer um trabalho árduo mesmo que não se obtenha resultado favorável ou bom, apesar do grande esforço.

Voltar-se para práticas espirituais internas como meditação, yoga, canto de mantras, leitura, estudos, satsangs também são ferramentas importantes para manter a saúde mental.

Ao se ver envolta pela energia de Saturno, a mente que tende a desafiar ou nutrir sentimentos de ódio ou vingança pela condição em que se encontra abre as portas para inúmeros problemas: revés na saúde, finanças, disputas, problemas judiciais, casos de polícia, dramas familiares, depressão, isolamento de amigos, separação, dependendo muito do signo e a condição da casa onde ocorre o trânsito. Senhor Hanuman e Shani Dev

De acordo com os textos antigos, toda vez que Shani, cheio de orgulho e ego encontra Hanuman em sua devoção e humildade, toda a ação egocêntrica é combatida por Hanuman. É por isso que Hanuman pode vencer todas a negatividades que Shani possa infligir devido à sua modéstia e humildade. Deste modo é dito que cantar os mantras e lembrar-se de Hanuman pode ajudar na fase do Sade Sati.

Como calcular o Sade Sati?

Há sites que fazem o cálculo do Mapa Natal e do período do Sade Sati. Recomendamos alguns sites como Drik Panchang, AstroSage, Horosoft.

É preciso informar no site os dados de seu nascimento: Dia, mês e Ano, Local de nascimento, Hora, Minuto e Segundo de nascimento e se no momento do nascimento era ou não horário de Verão (representado pela sigla DST - Daylight Saving Time).

Uma análise e predição mais aprofundada do período pode ser feita com um astrólogo védico versado nos shastras (escrituras).

Imagem: crédito

bottom of page