top of page

Astrologia védica: o seu Manual de vida cósmico


Na Índia, planetas e estrela de nosso sistema solar são chamados de Grahas, que em sânscrito significa 'aquilo que une', aquilo que agarra'. Na visão dos sábios védicos, o que existe no Cosmos é um grande emaranhando de forças e seu jogo de puxa-empurra. Diferente do que declara a Ciência Astronômica Moderna ocidental que diz que planetas são astros sem vida rodando pelos céus sem um objetivo aparente, a Astrologia Védica, nos diz que os Grahas são inteligências, energias vivas, unidas no sistema solar como uma família.

Nesta família cada planeta tem uma personalidade e um papel exercendo sua influência de forma diferente sobre a Terra e seus habitantes.

No Jyotisha existem 7 Planetas físicos e visíveis a olho nu: Sol (Surya), Lua (Chandra), Marte (Mangala), Mercúrio (Buddha), Vênus (Sukra), Júpiter (Brihaspati) e Sarurno (Shani), e 2 Planetas que correspondem ao eclipse e representam os Nodos Norte e Sul da Lua chamados Rahu (nodo Norte) e Ketu (Nodo Sul).

No total, estes 9 planetas são chamados de Navagrahas (nava - "nove", grahas - planetas): Você sabia?

A Astrologia Védica é chamada de Jyotisha em sânscrito que significa “Feito de Luz”, 'formado de Luz'. Por que este nome? No momento de seu nascimento, quando sua consciência adquiriu um corpo físico no Planeta Terra, a disposição das principais luzes (planetas e estrela) no céu revela como atualmente está constituída a sua consciência – que é o seu “Corpo de Luz" ou astral. (a palavra 'astral' vem do substantivo: estrela)

A partir do momento do seu nascimento é possível visualizar no papel (hoje em dia, no computador) o seu mapa natal. Através da leitura deste mapa, podemos trazer clareza para nossa personalidade, nosso direcionamento na vida, pré-disposições, aptidões, como nos manifestamos no mundo, nossas buscas e nosso passado.

Ter um conhecimento básico de nosso Mapa Natal pode ser uma ferramenta importantíssima de autoconhecimento, auto-estudo, compreensão e reflexão a cerca de si mesmo e de Verdades universais.

bottom of page