Receita fácil de Chana Massala, grão de bico à moda indiana (com fotos)


Na culinária indiana, o grão de bico é vastamente utilizado em diversos tipos de pratos, até mesmo em doces, farinhas, chutneys. O curioso é que ao falar deste grão – conhecido pelos nomes Chana, Gram – é preciso levar em conta suas inúmeras variedades como grão de bico marrom, grão de bico verde, etc. Na Índia, o tipo mais comuns são dois: Desi e Kabuli.

Grão de bico do tipo Desi é mais escuro, pequeno e com um formato um pouco enrugado. O Kabuli é o grão de bico como o conhecemos aqui no Brasil.

Uma outra curiosidade é que na Índia qualquer grão quando partido ao meio é chamado de Dal ('partido' em hindi). Utilizar ervilha partida ou grão de bico partido influi bastante no tempo de preparo e também na consistência do prato que tende a ficar mais encorpado.

Veja também: Receita simples de Snack à indiana: Grão de Bico frito com páprica

Chana Massala (também conhecido pelos nomes Channay, Chole Masala, Chole or Chholay) é basicamente um prato preparado com grão de bico, tomate, açafrão-da-terra, semente de coentro, gengibre e outras variedades de tempero ou legumes.

No Ayurveda, o grão de bico é conhecido por aumentar o dosha Vata e pacificar os doshas Pitta e Kapha. Assim como todos os alimentos que aumentam Vata, é importante consumi-lo de forma adequada para não haver problemas com gases e constipação.

Nesta receita, o preparo é rápido feito em panela de pressão, utilizando ingredientes fáceis de ser encontrados no Brasil.

Receita de Chana Massala, grão de bico à moda indiana (porção 1 a 2 pessoas)