10 Benefícios de beber água armazenada em recipiente de Cobre, segundo o Ayurveda


Em um passado bem recente, o hábito de armazenar água potável em jarras e copos feitos do metal Cobre era comum na maioria das casas indianas e asiáticas.

No Ayurveda, a Medicina milenar da Índia, esta pequena prática se chama Tamra Jal. Além de equilibrar os doshas, beber água armazenada em recipiente de cobre propicia uma série de benefícios, uma vez que o metal mantém o pH da água alcalino, livre de bactérias, fresca e cheia de Prana (energia vital).

Além disso, quando a água permanece no cobre por mais de oito horas, pequenas quantidades de cobre são dissolvidas nessa água.

O cobre é um importante mineral essencial e micronutriente necessário para diversas funções do organismo como absorção de ferro, desenvolvimento de órgãos, formação de hormônios na tireoide, manutenção dos nervos, anti-oxidante, etc. Veja também: 6 Fatos sobre Flúor: entenda os efeitos negativos da toxina e dicas para retirar

Segundo o respeitável iogue indiano Sadhguru Jaggi Vasudev, "quando a água é bombeada e viaja para sua casa através de muitas curvas em canos de chumbo ou de plástico, muita negatividade acontece com ela. No entanto, por ela armazenar memória, também tem um modo de se recuperar de volta ao seu estado original. (...) O cobre lida com essas coisas por você".

O que diz a Comunidade Científica?

Muitas pesquisas científicas têm levado pessoas a adotarem novamente o hábito de manter a água em recipientes de cobre em sua rotina diária.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) declarou que o cobre é o único material sólido que mata as bactérias. Foi relatado também que o Efeito Oligodinâmico, no qual o metal se dissolve na água, protege seres humanos de riscos ​​à saúde.

10 Benefícios de Beber água armazenada em recipiente de Cobre

1. Limpa e desintoxica o sistema, principalmente se bebida pela manhã

2. Melhora problemas de constipação e acidez estomacal

3. Regula o funcionamento do fígado e dos rins

4. Propriedades antiinflamatórias estimulam o sistema imunológico e equilibram os três doshas - Kapha, Vata e Pitta

5. Estimula a função cerebral

6. Aumenta a densidade óssea

7. Regula o funcionamento da glândula tireoide

8. Retarda o processo de envelhecimento

9. Ajuda a curar feridas de forma eficiente, além de curar dores das articulações em caso de artrite

10. Melhora a saúde cardiovascular

Veja também: Conheça 7 temperos sátvicos: saiba quais são e suas propriedades

Algumas dicas sobre o cobre

- Ideal é a água ficar do dia pra noite no recipiente de cobre, ou de 6 a 8 horas. De início será notável que a água permanecida no cobre terá um leve gosto metálico, mas é fácil se acostumar.

- Não é necessário consumir a água armazenada em cobre o dia todo: duas vezes ao dia já é o suficiente para obter os benefícios do Tamra Jal.

- Antes de utilizar uma jarra ou copo de cobre é importante higienizá-lo com um pouco de suco de limão misturado com sal e enxaguar com água.

- Após algum tempo é natural o cobre oxidar, aparecendo machinhas escuras e, em seguida, escurecendo a peça inteira. Novamente, a dica é misturar 3/4 de suco de limão e uma colher de chá de sal de cozinha e esfregar a peça com a ajuda de uma esponja ou pedaço de bucha vegetal. Ela volta a ficar brilhante como nova.

- Hoje em dia existem lindas garrafas modernas de cobre para levar na bolsa em lojas importadas ou rede de lojas como o Ebay. Vale a pena para quem tem uma rotina mais agitada.

Foto: crédito

#ayurveda #yoga #copodecobre #jarradecobre #benefícios #comousar #índia #indiana #prática #costume #TamraJal #porquebeberemcopodecobre #fazmal #doshas #dicas

banner-portal-vedico.png

Criado com wix template - Copyright © 2016 - 2020 Portal de Notícias e Estudos da Índia. Todos os Direitos Reservados