Outono: 4 dicas simples de Ayurveda para ficar bem na estação Vata do ano


O Outono é conhecido no Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, como um período no qual os elementos Ar e Éter se intensificam e, com isso, mais Prana (energia vital) fica disponível na atmosfera.

Por ser uma estação Vata (seca, fresca, leve, ventosa), a chegada do Outono pode significar um aumento natural da energia, maior capacidade de produzir, entusiasmo, criatividade, tolerância, bom humor, versatilidade, adaptabilidade.

No entanto, se há desequilíbrio (excesso) do dosha Vata na constituição, alguns sinais como: ansiedade, inquietude, falta de sono, perda de peso, pele/cabelo secos, gases intestinais se tornarão mais visíveis sendo necessária mudanças na rotina e alimentação.

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paisagem rio e floresta

Início de Outono em Ladakh, Índia. Foto: crédito A natureza vai se preparando para a chegada do inverno: folhas e frutas começam a cair no chão, sendo conhecida também como uma época de fartas colheitas.

Abaixo compartilhamos 4 dicas de Ayurveda para um outono produtivo e pleno de energia.

1. Prefira uma alimentação que amenize Vata

Nesta época do ano em que a qualidade Vata é dominante, preferir uma dieta alimentar que traga o oposto das qualidades leve e seca pode trazer equilíbrio interno. Então o ideal é consumir alimentos quentes, oleosos, rico em (boa) gordura e que promovem uma profunda nutrição, promovendo um senso de estabilidade, aterramento.

Os sabores doce, azedo e salgado são bem vindos. Temperos picantes, por esquentar o corpo, também são bons para esta época do ano. Evite alimentos e bebidas estimul