Receita de Kichari, o prato nacional indiano, fácil, nutritivo e ayurvédico


kichari servido em prato de vidro marrom

Kichari (também conhecido por Kichadi, Khichri) é um prato fácil que consiste basicamente de arroz, lentilhas (ou ervilha), legume e especiarias, sendo considerado no Ayurveda a comida sólida de mais fácil digestão. O Governo da Índia batizou o alimento de 'Rainha de todos os pratos' por ser nutritivo, saudável e acessível para qualquer tipo de pessoa, rica ou pobre.

É um prato sátvico, ou seja, que promove equilíbrio dos Gunas e bom também para ser oferecido para bebês que iniciam nos alimentos sólidos. Favorece também as mamães no quesito tempo de preparo: fica pronto em torno de 15 minutos na panela de pressão.

Veja também: Entenda o que é o conceito de Gunas na alimentação ayurvédica

Uma alternativa para Canja de Galinha 'brasileira'? Por ser nutritivo e de fácil digestão, o Kichari se torna um alimento melhor que a 'canja de galinha' brasileira - prato que comumente preparamos quando estamos doentes, a fim de nutrir e curar.

Um fato curioso é que a própria Canja de Galinha não é um prato tão brasileiro como pensamos: se origina do ensopado de arroz e galinha indiano chamado Kanji, popular em Goa, no oeste da Índia.

Quando se diz que o Kichari é fácil de digerir

isso significa que, ao consumi-lo, o sistema

digestivo tem um descanso.

Desta maneira o próprio estômago é capaz

de desintoxicar naturalmente o sistema

de toxinas acumuladas.