Conheça mais sobre o Ratha Yatra e Jaganatha, o Senhor do Universo


Carruagens em meio ao Festival Ratha Yatra

Ratha Yatra é um Festival que acontece anualmente na cidade de Puri, na Índia. Nesta ocasião, comemora-se o retorno do Senhor Jaganatha, que é uma das formas do Senhor Krishna, a Vrindavan - o local onde Krishna passou seus melhores momentos de infância.

Milhares de devotos acompanham em procissão três enormes carruagens pelas ruas de Puri, que levam Jaganatha, Balabhadra (seu irmão mais velho) e Subhadra (sua irmã mais nova) até o Templo Gundicha.

Por este motivo o evento é conhecido como o Festival das Carruagens.

A comemoração segue por nove dias, geralmente no mês de julho, quando as deidades retornam para seu templo de origem, o Jaganath Temple.

Veja também: Calendário 2018: Mahashivaratri é celebrado no dia 13 de fevereiro, terça-feira

Jaganatha, o Senhor do Universo

O nome Jaganatha é composto de "Jagat" que significa Universo e "Natha", que significa Senhor, mestre. Jaganatha significa então Senhor do Universo.

Esta forma de Vishnu consiste de um pilar de madeira com grandes olhos e cabeça que se funde com o peito. Não há pescoço, orelhas, membros, como nas representações de Krishna e Rama. Muitos acreditam que Ele representa o conceito de Brahman, o Princípio Universal, o Todo, o Deus na tradição Hindu.