top of page

4 Ideias sobre Prosperidade na Tradição Hindu que você precisa conhecer


Om Shreem Mahalakshmiyei Namaha Lakshmi Ma Salutation

A questão financeira sempre foi motivo de preocupação (ou de ambição) na humanidade. Muitos buscam a riqueza e abundância e, de fato, ela constitui uma parte importante da vida hindu, sendo um dos purusharthas (objetivos) da vida humana.

No entanto, refletir o que, de fato, significa riqueza, em suas raízes, pode ser fundamental para viver uma vida mais plena e sem atritos internos e externos. Abaixo listamos alguns conceitos relacionados à prosperidade que fará você refletir melhor sobre o tema.

1 - Júpiter e conceito de Dhana no Jyotisha

Estudantes de Jyotisha, Astrologia Védica, estão acostumados com o termo Dhana Yoga, que são combinações astrológicas que produzem riqueza e prosperidade no Mapa do nativo.

De forma geral, é dito que o Graha (planeta) Júpiter é o Dhana-Karaka natural do sistema solar, ou seja o significador de riqueza.

Júpiter (também chamado Brihaspati) é o grande benevolente do sistema solar, então, de maneira geral, ser benevolente, paciente e ter boa vontade tanto para aprender, quanto para instruir são características que conferem prosperidade ao indivíduo, seja qual for a maneira como ela se expressa.

2 - O significado da palavra Dhana

A palavra Dāna (Daana), em sânscrito, significa 'dar', 'doar'. Ela aparece em vários contextos na tradição védica, bem como em várias escrituras. A palavra, culturalmente, está associada com o contexto de caridade e é dito que a caridade, quando feita sem expectativa de retorno é um ato nobre e que favorece a consciência da riqueza.

Há até mesmo um provérbio indiano que diz:

As criaturas vivas são influenciadas pelo Dāna, Inimigos perdem hostilidade através do Dāna, Um estranho pode se tornar um ente querido através do Dāna, Vícios são mortos pelo Dāna.

- Provérbio Hindu

3 - Prosperidade e trabalho no Bhagavad Gita

Quando confrontado com as realidades da vida no campo de batalha do Kurukshetra, Arjuna, sendo um kshatrya (lutador) quis se retirar e tomar refúgio na meditação e espiritualidade. Krishna, então, instruiu Arjuna a lutar e cumprir o seu Dharma, revelando toda maravilhosa e eterna sabedoria do Bhagavad Gita.

Resumidamente, o Bhagavad Gita diz "Gahano Karmano Gatihi", o universo, por natureza própria age, age, age. Então, a prosperidade é simplesmente um resultado natural deste processo de agir, ofertar e trabalhar.

O capítulo 3 da escritura fala inteiramente sobre o Karma Yoga que é a Yoga da ação. Esta Yoga consiste em agir no mundo oferecendo os frutos de suas ações ao Senhor Krishna, sem apego aos resultados.

Veja também: Entenda o conceito de Seva e Karma Yoga, a arte do serviço abnegado

4 - Conceito de Artha e seu significado

Em sânscrito, a palavra "artha" quer dizer tanto "significado" quanto "riqueza". Como definições tão diferentes cabem em apenas uma palavra?

Artha quer dizer o quanto você é 'significativo'. Por exemplo, aqueles que se responsabilizam pelos demais e sacrificam suas vontades e desejos pessoais pelo bem dos demais tem maior significado para o mundo e isto é Artha.

Isso quer dizer que a riqueza que apenas leva em conta os números bancários, em verdade, não é considerado riqueza na tradição védica. Uma pessoa que é rica de forma adharmica, por exemplo, não é rica.

A visão védica é muito mais ampla uma vez que, os rishis (sábios) entendiam que a verdadeira riqueza é aquela que nasce a partir do que você significa para a humanidade.

bottom of page