O que é dito sobre a Política na cultura védica que você provavelmente não sabe


Rajniti é a palavra em sânscrito para Política e é a junção de duas palavras: Raj e Niti. Raj deriva da palavra Rajya que quer dizer 'estado' e Niti da palavra nay que quer dizer liderar. Então, Rajniti significa um sistema de governo que leva ao caminho correto.

Uma atmosfera de governança correta é aquela que inspira a mente das pessoas, gerando confiança entre a população. Ela nunca gerará o medo.

O objetivo da vida é Sukham

Sukhan pode ser traduzido como Felicidade, ou seja, um estado de contentamento, satisfação, alegria, prazer. Cada um tem sua percepção de felicidade: para alguns uma grande fortuna, uma grande casa, jóias, carro são sinônimos de felicidade. O que quer que a pessoa considere fazê-la feliz, ela busca aquilo. E não há nada de errado em buscar tudo isso.

Para assegurar que todos tenham uma chance justa de buscar o seu objeto de felicidade o estabelecimento da política é necessário. Quando as pessoas tentam buscar sua felicidade por meios maldosos ou seja, ferindo os outros, eles já estão no caminho do crime. Acabar com este tipo de crime, usando uma abordagem legítima é o objetivo dos líderes, assim como do governo.

Então quem está qualificado para liderar?

De acordo com o Niti Shastras, a felicidade só é alcançada quando se está destituído dos Arishadvargas - os 6 (seis) impedimentos naturais para a Felicidade enraizados no ser humano.

Estes seis impedimentos são: Kama (luxúria), Krodha (raiva), Lobha (cobiça), Moha (paixão), Mada (ego) e Matsarya (inveja). Se tudo o que alguém desejar estiver livre desses seis impedimentos, este desejo está qualificado para trazer verdadeira felicidade. Se você prestar atenção, hoje em dia muitas das mazelas humanas tem origem nos desejos que estão misturados com alguma qualidade dos Arishadvargas.