O que significa o ponto entre as sobrancelhas: Bindi e o Ajna Chakra


A origem do Bindi pode ser encontrada em textos védicos antigos. Apesar de ser usado atualmente apenas como acessório em algumas partes do mundo, o bindi tem um significado especial ainda hoje na tradição hindu.

Existem diferentes cores usadas em diferentes ocasiões e estágios da vida. Homens também usam Tilak (marca vertical na testa) durante Pujas e orações ou cerimônias religiosas na Índia. Há muitas razões por esta prática ter tido início há tempos atrás.

O uso do Bindi

Socialmente, o bindi vermelho é usado por mulheres casadas significando amor e prosperidade. O nome 'bindi' é derivado do sânscrito "bindu", que quer dizer 'ponto' ou 'marca'. Geralmente, faz-se o ponto vermelho com um pó chamado kumkum na testa entre as sombrancelhas. Veja também: Massala Chai, receita da bebida indiana que substitui o café

A razão mais profunda para o uso do bindi, no entanto, é explicado pela espiritualidade hindu.

Todas as manhãs os hindus fazem sua higiene pessoal e sentam-se em oração em busca de Verdades espirituais por meio de mantras e orações. No entanto, é natural que não seja possível permanecer em oração o dia inteiro. Então quando se deixa a sala de meditação/oração coloca-se a marca entre as sombrancelhas para que seja lembrado, ao longo do dia, suas ações e o propósito de sua vida. Obviamente não é possível ver a própria marca na testa então sempre que alguém a vê na testa de outra pessoa ela tem a chance de lembrar-se do propósito de sua vida, sua busca espiritual.

A idéia é lembrar-se de que todas as coisas que fazemos estão sendo dedicadas à aquisição deste Supremo objetivo.