top of page

Rajasraava: o período menstrual e o Ayurveda


O ciclo menstrual tem 28 dias assim como o ciclo lunar que alterna entre Lua cheia e Lua Nova e calculá-lo a partir da Lua é uma das formas mais antigas de calendário menstrual.

É dito que na antiguidade as mulheres em geral passavam pelo período, ao mesmo tempo, na Lua Nova. Acredita-se que essa sincronicidade acontecia pois sem a luz elétrica o ciclo era regularizado apenas pela luz da Lua, o que sincronizava a humanidade aos ciclos da natureza.

Um dos nomes para menstruação em sânscrito é Rajasraava que significa "fluir do rajas". Rajas neste caso é traduzido como sangue e também se refere a Rajas Guna (*veja mais sobre os Gunas ao final do texto). Isto significa que nesse período o corpo físico feminino elimina o excesso de energia Rajásica (a energia do movimento, fluir, ação, podendo expressar também emoções negativas como raiva, frustração, irritação, intransigência, mudança de humor).

De acordo com o Ayurveda o ciclo menstrual consiste de 4 fases, sendo elas:

1ª semana (1 a 7): começa com o primeiro dia de menstruação. Níveis de estrogênio começam, aos poucos, a aumentar e o peso da Tensão Pré Menstrual diminui. Este período é considerado um período de limpeza e remoção de todos os pensamentos e emoções negativas. É um período ideal para introspeção.

2ª semana (7 a 14): pré-ovulação, é o período de grande energia, onde estrogênio e serotonina estão nos melhores níveis. Aumento de energia, ação, disposição. Boa fase para o trabalho criativo.

3ª semana (14 a 21): fase do ovulação onde as mulheres se sentem mais inclinadas à beleza, estética, cuidados com o físico, aparência. Pode ser também um período de maior vulnerabilidade já que a tendência será de se conectar com as pessoas e o mundo ao redor. Período de discernimento onde é importante se manter os pés no chão.

4ª semana (21 a 28): começa-se a sentir o efeito do decréscimo de estrogênio e aumento de progesterona. Maior pré-disposição à introspecção. Pesquisas têm mostrado que no 3º e 4º períodos há maior atividade do lado direito do cérebro (associado a intuição), um bom período para se confiar na intuição.

Tensão pré-menstrual

Pode ocorrer até 15 dias antes da menstruação (a partir da 3ª semana) e acontece por desequilíbrio dos três Gunas (rajas, satwa, tamas). Negar o fluir natural de diminuir o ritmo e permanecer em introspecção pode gerar sentimentos de raiva, frustração, ressentimento nesta fase. Então, o melhor é se cuidar prefirando alimentos que tragam equilíbrio aos gunas e, de maneira geral evitando todo o tipo de excessos (café, sal, chocolate, etc)

 

O que são os Gunas?

De acordo com o dr. David Frawley, renomado autor no campo da ciência e espiritualidade yóguica, a natureza possui uma energia qualitativa por meio da qual podemos nos expandir na sabedoria ou nos contrair na ignorância. Essas forças fundamentais que determinam nosso desenvolvimento espiritual são chamadas de Gunas, em sânscrito, significando "o que ata", pois são energias que podem nos prender ou liberar do mundo exterior.

S a t w a - a inteligência, partilha o equilíbrio, virtude bondade, cria estabilidade. Leve e luminosa em sua natureza.

R a j a s - a energia, causa mudança, atividade, agitação. Acrescenta um desequilíbrio que perturba o equilíbrio já existente.

T a m a s - a substância, cria a inércia, embotamento, funciona como força de gravidade que retarda as coisas, prendendo-as em formas específicas e limitadas.

Os três Gunas são as qualidades mais sutis da natureza, e fundamentam a matéria, a vida, a mente. São as energias por meio das quais não apenas a mente superficial, mas também nossa consciência mais profunda funcionam.. São as forças da alma que detêm o karma e os desejos que nos impelem de um nascimento a outro. Os Gunas pertencem à própria Natureza na forma de seu potencial de diversificação.

REFERÊNCIA

FRAWLEY, David. Uma Visão Ayurvédica da mente. 1. ed. São Paulo: Pensamento, 1999. 252p.

bottom of page