top of page

Receita Fácil de Arroz Patta Gobi, delicioso Arroz com Repolho Frito à Indiana


Patta Gobi Chawal – do hindi, Patta Gobi que significa "repolho" e Chawal, "arroz" – é uma receita que consiste apenas em arroz cozido, repolho, tomate e especiarias.

O prato é rápido de fazer, além de muito saboroso e diferente por conta da especial combinação de especiarias, entre elas do cravo e canela. No Brasil, é comum utilizarmos o cravo e canela apenas em receitas doces, no entanto, elas conferem um ótimo sabor aos pratos salgados quando utilizadas na quantidade e combinação certas.

Nesta receita, o arroz é cozido separadamente apenas com água e sal e depois adicionado aos demais ingredientes. Por isso, é possível também fazer a receita utilizando as sobras de arroz do almoço ou outra refeição. Apenas deve-se atentar para não utilizar arroz cozido há mais de 5 horas, pois a partir desse período o alimento já começou a fermentar não sendo uma boa comida para a saúde.

 

Repolho no Ayurveda (do site Joyfull Belly)

Você sabia?

- O suco de repolho fresco promove uma rápida cicatrização de úlceras.

- O repolho cru é muito difícil de digerir e induz fortemente o Vata.

- O repolho cozido é mais maleável por quem é predominante Vata, especialmente quando combinado com vinagre e especiarias.

 

Confira abaixo o Passo a passo (com fotos) da deliciosa receita.

Receita de Arroz Indiano Patta Gobi Chawal

(Rende de 1 a 2 porções)

Ingredientes - de 1/2 a 1 xícara de Arroz cozido - 3 xícaras de repolho cortado em tiras - 1 tomate grande picado - 1 colher de chá de semente de cominho - 1 colher de chá de semente de coentro - 1 pedaço de canela em pau - 3 dentes de cravo - 1 colher de chá de cúrcuma - 1/2 colher de chá de páprica picante - 1/2 colher de chá de coentro em pó

- 1/2 colher de Garam Massala - 1 colher de sopa de gengibre picado - 2 folhas de Curry (opcional) - 1/2 colher de Assafétida (opcional) - 2 colheres de sopa de óleo vegetal

Modo de Preparo

Lave bem o arroz. Em uma panela de pressão cozinhe por 10 minutos 1/2 xícara de arroz com 1 xícara e 1/2 de água e um pouco de sal.

O Arroz tem que ficar soltinho para poder ser misturado aos demais ingredientes. Depois de pronto, separe.

Corte o gengibre, tomate e repolho e deixe à vista os demais ingredientes.

Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo baixo. Adicione a assafétida. Deixe dourar. Em seguida adicione: canela, cravo, semente de cominho, semente de coentro e folhas de curry. Frite um pouco até ficar aromático. Em seguida, adicione o gengibre, frite até ficar um pouco dourado

Agora adicione o tomate, frite até que fique macio, adicione um pouco de água para ajudar a amaciar.

Adicione as especiarias em pó: cúrcuma, páprica, coentro em pó, garam massala. Mexa bem. Com uma pinça você pode retirar os cravos e canela em pedaço da mistura.

Antes de adicionar o repolho, adicione ao tomate um fio de óleo para ajudar a fritar. Adicione então o repolho. Mexa tudo muito bem. Adicione o Arroz cozido, mexa até que fique tudo homogêneo.

Está pronto para servir

bottom of page