top of page

O que esperar do trânsito de Saturno no signo de Capricórnio a partir de 2020?

Após 30 anos, Shani Dev (Saturno), o graha (planeta) que representa nossas obrigações, rotina, karma e vida em sociedade estará novamente no signo de Capricórnio. Este trânsito de Saturno em seu próprio signo teve início em janeiro deste ano e durará até abril de 2022.

Saturno é o planeta mais lento do Navagraha (os 9 planetas do Jyotish), permanecendo dois anos e meio em cada casa. É também o graha que está na borda do sistema solar fazendo um paralelo com o Sol. É dito que Saturno é um professor severo aquele que precisa governar as massas.

De acordo com o sistema da astrologia indiana, os planetas Urano, Netuno e Plutão não são levados em conta em função da distância que estão da Terra, tornando-os irrelevantes para os cálculos astrológicos.

Saturno é considerado um professor rígido, algo como um juiz. O resultado da influência de Saturno em um horóscopo é visto a partir do comportamento e das ações que o nativo executa durante o trânsito do planeta. Veja também: Por que os eclipses são considerados inauspiciosos segundo os sábios da Índia?

Shani Dev purifica o indivíduo inspirando-o a trabalhar arduamente no que precisa. Saturno é conhecido por equilibrar o karma do indivíduo: quanto mais o sofrimento e as dificuldades, mais o indivíduo é purificado. (Fonte: Shrivinayaka Astrology)

Previsões para principais trânsitos de 2020 (Com base no webinar de: http://vedicartandscience.com)

Abaixo compilamos os principais trânsitos de 2020 e a relação com o trânsito de Saturno em Capricórnio, a fim de trazer reflexões sobre como o ano poderá se desenvolver na esfera coletiva. Uma consulta mais detalhada com um astrólogo védico poderá trazer insights mais profundos de um mapa individual e a relação com este cenário.

  • 24 de Janeiro

Saturno entra no signo de Capricórnio onde estará nos próximos dois anos e meio. A tendência será focar no que precisa ser feito na vida, não tanto por inspiração ou filosofia, mas por comprometimento e sacrifício.

  • 22 de Março a 4 de Maio

Mangala (Marte) estará exaltado em Capricórnio. Isto demonstra que, no geral, as pessoas estarão mais aptas a lutar por objetivos a longo prazo, não apenas em pôr a energia em conquistas imediatas. Boa fase para se empenhar em seus objetivos mais amplos para a vida.

  • 29 de Março a 29 de Junho

Júpiter (Brihaspati) representa o Guru, aquele que concede o conhecimento superior e remove a escuridão e impurezas da mente. Nesta fase, Júpiter entra em Capricórnio que é o signo onde fica debilitado. No geral, pode haver sentimento de falta de inspiração e dificuldade de recordar ensinamentos.

  • 10 de Maio a 28 de setembro

Saturno estará retrógrado no signo de Capricórnio. Haverá muita reflexão sobre nossas crenças e atuação no mundo a partir delas.

  • 14 de Maio a 12 de Setembro

Júpiter estará retrógrado quase ao mesmo tempo que Saturno reforçando a previsão acima.

  • 18 de Junho até o final do ano

Marte transitando entre os signos de Peixes a Áries. Esta fase indica que haverá alternância recorrente entre agir abruptamente e agir com parcimônia no decorrer da fase.

  • 21 de Junho

Haverá Eclipse Solar em Gêmeos, no nakshatra Mrigashira (Mrig significa Cervo e Shira significa Cabeça). Representa a busca, a procura por aquilo que nutre o coração trazendo o sentimento de pertencimento. A fase pode indicar obsessões em relação à maneira como uma informação ou mensagem é comunicada seja a nível pessoal ou em grandes meios de comunicação. O evento será visível em partes do continente africano, sul do Paquistão, norte da Índia e China.

A recomendação dos sábios védicos é não olhar para um eclipse e aproveitar o momento para práticas espirituais como canto de mantras, jejum, puja, orações, etc.

  • 19 de setembro

O Eixo Rahu/Ketu estará mudando de Gêmeos/Sagitário para Touro/Escorpião. A questão financeira estará fortemente em pauta a partir do período.

  • 14 de Dezembro

Eclipse Solar em Escorpião. A fase pode trazer à tona escuridão emocional das pessoas bem como a coragem para encará-la e transformá-la representado pelo nakshatra Jyeshta.

bottom of page