top of page

Conheça a Folha de Curry e benefícios: por que ela é diferente do Curry em pó?


Ramo de Curry e Curry em pó em fundo branco

Quando pensamos em comida indiana, logo imaginamos pratos repletos de inúmeras especiarias e seus sabores acentuados, diferentes e até mesmo exóticos.

As Massalas indianas – que são misturas de variadas ervas – têm se tornado um ingrediente cada vez mais presentes nas cozinhas do mundo todo. E o popular Curry em pó também é uma mistura de especiarias mundialmente associado com a Índia. Mas não vem da Índia.

Na verdade, Curry foi o nome dado pelos ingleses à qualquer receita que levava uma ou outra especiaria indiana em sua composição. Com o tempo passaram a vender uma mistura de especiarias com o nome Curry. No entanto, na Índia o nome para os temperos feitos a partir de misturas de especiarias é Massala.

E mais: um ingrediente super popular nas receitas da Índia são as Folhas de Curry (ou Folhas de Caril) que nada tem a ver com o Curry em pó e nem com as Massalas.

O que é a Folha de Curry?

Imagem: Fonte

A Folha de Curry (árvore de nome científico Murraya koenigii) é utilizada há milênios no Sul da Índia. Ela realça o sabor dos alimentos sendo utilizada de forma similar à folha de louro que usamos no Brasil (mas sem a necessidade de removê-las após finalizado o prato, pois é mastigável).

A Folha de Curry possui uma série benefícios terapêuticos. Os mais conhecidos são suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-microbianas.

As folhas podem ser cozidas ou refogadas dando um sabor bem fragrante, levemente cítrico e especial aos pratos e estimulando o sistema digestivo a funcionar corretamente. A especiaria mantém também cabelos e pele saudáveis.

 

Meetha Neem, o Neem Doce da Índia

Semelhanças entre as Folhas de Neem (Nim) à esquerda e as Folhas de Curry à direita. Imagem: Fonte

Uma curiosidade é que em hindi, a Folha de Curry é chamada pelo nome Meetha Neem que significa Neem Doce. O fato se dá pela semelhança dos formatos das folhas do Curry e do Neem, como visto na imagem acima.

Outros nomes populares são: kari pattha, kare paku, kari phulia, karivempu, kartaphulli, narasingha, barsanga, gorenimb, kathnim, kariveppilei, gandhela, gandla, gani, bhursanga.

Note que a as palavras Kari, Kare dão origem ao nome Curry ou Caril e significam "tempero" em tâmil e outros idiomas da Índia.

 

Folha de Curry no Ayurveda

Em sânscrito, a folha é chamada de Mahanimb e na Literatura do Ayurveda – a Medicina Indiana de saúde e longevidade – a Folha de Curry é chamada pelo nome Kaidarya ou Nimba, sendo de rasa (gosto) amargo e adstringente e de Virya (potência) fria.

Ela é utilizada em tratamentos para problemas de pele, abcessos, desintoxicação, aparecimento de cabelos brancos, picadas de insetos e escorpiões, problemas no fígado, úlceras, excesso de suco gástrico, diabetes, obesidade, colesterol alto e até mesmo câncer.

Dicas de Como utilizar as Folhas de Curry

  • As folhas de Curry são muito aromáticas e soltam fragrância até mesmo na hora de retirar algumas folhinhas da árvore

  • O gosto é parecido com folha de limão, pitanga, mas bem suave e complexo

  • No preparo dos pratos é aconselhável refogar um pouco as folhas em óleo vegetal (ou ghee) para soltar bem o aroma e suas propriedades fitoterápicas

  • Duas ou três folhinhas são suficientes para aromatizar um arroz ou feijão, mas em geral as receitas indianas colocam um punhado de folhas

  • É possível encontrar mudas ou sementes de Folha de Curry na internet. A árvore exige pouca manutenção e cresce bem em climas tropicais e subtropicais

  • A folha seca perde bastante o aroma então a dica é usar as folhas frescas. Estas também são vendidas em algumas lojas online ou empórios

  • É possível congelá-las para usar posteriormente. Duram até 1 mês no congelador

Receita rápida de Arroz com Folhas de Curry

(Rende de uma a duas porções)

Ingredientes

- Três xícaras de arroz cozido - Um punhado de folhas de Curry - 1/2 colher de chá de pimenta-do reino em pó - 1/2 colher de chá de Semente de Cominho - 1/2 colher de chá de Sal - 1/2 colher de chá de Ghee - 1 a 2 colheres de sopa de castanha de caju triturada - Óleo vegetal para refogar

Modo de Preparo

Em uma panela pequena adicione o óleo vegetal e junte a pimenta-do-reino e o cominho. Frite um pouco.

Em seguida adicione as folhas de Curry e frite mais um pouco. Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Agora passe em um processador junto de um pouco de sal até virar um pó.

Em outra panela, adicione o Ghee. Quando estiver quente adicione a castanha de caju e mais um pouco de folhas de Curry. Frite um pouco. Adicione agora o arroz cozido e o pó feito com as folhas de Curry.

Misture tudo cuidadosamente. Pode ser servido com algumas castanhas inteiras e folhas de Curry inteiras para decorar.

bottom of page