Como Fazer Pasta Dental Natural com Ingredientes Ayurvédicos Indianos


Pequeno vidro contendo pasta dental e escova ao lado

No Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, a cavidade bucal é considerada uma intermediária entre o corpo e a mente. Por este motivo, a saúde desta área é de extrema importância. Mantê-la limpa, fresca e livre de toxinas influi na saúde geral do corpo e também na saúde da mente.

De acordo com Shalyatantra, uma das 8 linhas clássicas do Ayurveda, existem 65 tipos de doenças orais abrangendo lábios, dentes, língua, céu da boca, faringe, nos quais há necessidade de tratamentos como extrações, excisões, cirurgias e tratamento de doenças orofaciais.

No entanto, é na rotina diária chamada Dinacharya que a saúde bucal é conservada.

Nos textos clássicos do Ayurveda há uma série de práticas e recomendações como a raspagem da língua (Jivha nirlekhana), bochecho com óleo (Gandusha), massagem dos dentes e gengivas (Pratisarana), gargarejo (Kavala) e escovação dos dentes (Danta Dhavana).

Danta Dhavana, a escovação dos dentes

Para a escovação, o Ayurveda recomenda ervas em pó de gosto adstringente, pungente ou amargo e o mais comum é escovar os dentes com uma mistura de pós ao invés das pastas as quais estamos tão acostumados atualmente. Veja também: 6 Dicas de Ayurveda para prevenir e até mesmo reverter Cáries

Nesta receita simples utilizamos: