top of page

6 Alimentos Sátvicos que não podem faltar na sua alimentação diária


No mundo todo, médicos e cientistas têm compreendido cada vez mais a sabedoria contida nas Medicinas Milenares – como é o caso do Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade.

Muitos costumes culinários, passados por gerações são, atualmente, os grandes responsáveis por índices de saúde melhores em algumas comunidades em relação a outros locais.

Um exemplo disso é o fato da Índia ser o país com menor incidência de Alzheimer e Parkinson per capita no mundo.

De acordo com pesquisadores, isto acontece por causa da cultura do uso do Açafrão da Terra (Cúrcuma) em seus pratos diários. Um hábito simples é capaz de evitar doenças degenerativas que causam danos físicos e emocionais por prolongados anos.

"A Índia é o país do mundo que tem menos incidência de Alzheimer e Parkinson per capita e atribui-se isto ao uso da cúrcuma. A cúrcuma é o mais potente anti-inflamatório que a natureza já fabricou"

(Dr. Lair Ribeiro, fonte)

Seguindo esta tendência, fomos atrás de dicas milenares enraizadas no Ayurveda e trazemos os 6 Alimentos Sátvicos indispensáveis na sua alimentação diária. Confira.

1. Açafrão da Terra

Este pó dourado que é vastamente utilizado nos pratos indianos, sozinho ou misturado a Curry e Massalas, ajuda a desintoxicar o corpo e o protege também de inflamações. A especiaria trata pequenas úlceras no trato digestivo e restaura a saúde em geral principalmente do intestino. É essencial adicionar o tempero em todas as refeições.

2. Limão

É a melhor fonte de vitamina C, ajuda a ativar o metabolismo e controlar o peso. Também previne a anemia. O Limão ajuda a desintoxicar o sangue, melhora a imunidade e também ajuda no processo digestivo.

3. Tamarindo

Porção de Tamarindos em fundo branco

Os componentes contidos no Tamarindo são levemente laxativos e ajudam a limpar o cólon e com isso promover a saúde geral no corpo. Ele é rico em vitaminas e minerais e também ajuda a combater inflamações e envelhecimento.

4. Haritaki

Frutos de Haritaki junto de haritaki em pó em fundo branco

Chamado de 'O néctar dos Deuses', o Haritaki é um dos componentes do famoso Triphala (composto ayurvédico). Ele é conhecido principalmente por tratar e limpar intestino e cólon. Ajuda também a regular o açúcar no sangue e é um dos melhores remédios ayurvédicos para a saúde no geral. Veja também: Conheça 7 Efeitos do Neem e sua utilização terapêutica e também cultural

5. Pimenta do Reino

Considerado uma importante especiaria no Ayurveda, tem propriedade antioxidades, ajuda na digestão, na circulação, estimula o apetite e ajuda a manter a saúde do sistema respiratório. Ajuda a manter bactérias saudáveis no estômago.

6. Neem

Folhas de Neem e Neem em pó em fundo branco

Apesar de perder popularidade pelo gosto extremamente amargo, o Neem é uma das principais ervas curadoras no Ayurveda. É um poderoso fungicida e bactericida. Desintoxica o corpo e aumenta a imunidade.

bottom of page