Flores e Tradição Hindu: Conheça as Flores favoritas de cada Deidade


Puja, oferenda de flores à Durga Ma

Altares de qualquer tradição religiosa, geralmente, são ornamentados com vasos de flores, de variadas cores, em sinal de honra e devoção a um santuário ou figura religiosa. Na tradição hindu não é diferente. As deidades são cobertas de flores dos pés a cabeça, tanto em altares domésticos quanto em Mandir (templos).

Variadas guirlandas também fazem parte dos Pujas (oferendas devocionais) e são colocadas no entorno da deidade. Elas geralmente são feitas de crisântemos ou pétalas de rosas, havendo todo um preparo e confecção das guirlandas antes de datas comemorativas relacionadas à deidade.

As flores também são oferecidas aos pés da imagem, junto de outros itens como frutas, côco, lamparinas, alimento, plantas e outros artigos sátvicos.

Veja também: Passo a Passo como fazer um pequeno Pooja para Ganesha em casa

Mas qual, afinal, a importância da oferenda de flores? O que pode parecer exagero aos olhos ocidentais, na verdade, contém uma Ciência sutil.

Pavitrak, a Frequência das Flores e da Deidade

Num primeiro momento, é comum notar que um ambiente ornamentado com flores sempre fica com a atmosfera especialmente limpa, fresca e positiva.

É dito que, na atmosfera, as deidades costumam existir em sua própria frequência e são atraídas pela frequência de determinadas flores.