Pitru Paksha: Saiba o que significa os 15 dias de honra aos ancestrais


Pitru Paksha é um período de 15 dias no mês de setembro no qual homenageia-se os ancestrais da família principalmente oferecendo alimento. O período é chamado também de Pitri Paksha, Shradh, Tarpan, Mahalaya Shraddha, Pitri Pokkho, Sola Shraddha, Kanagat, Jitiya, Mahalaya Paksha and Apara paksha.

Na tradição védica, o termo Ancestrais inclui três gerações de parentes que se foram, tanto do lado paterno quanto materno. Inclui também parentes próximos como irmãos(ãs), filhos(as), esposo(a), tios(as) e também a família do cônjuge.

"O ritual é uma maneira de nos equilibrar com as forças da natureza, uma vez tanto os que vivem neste mundo quanto os que partiram dele fazem parte de uma mesma força vital da Consciência que está na base da criação. Desta forma, fazer uma oração e receber orações e boas intenções traz auspiciosidade para a nossa vida e para a vida de quem nos precedeu neste mundo". (Do website Siddha Yoga path)

Veja também: Passo a Passo como fazer um pequeno Pooja para Ganesha em casa

Pitru Paksha, Karna e Mahabharata

No lendário épico Mahabharata, o grande lutador Karna era conhecido como o melhor dos Doadores (Daanveer) - apesar de estar contra o exército de Krishna.

Ao morrer na guerra de Kurukshetra, sua alma transcendeu ao céu, onde lhe ofereceram ouro e jóias como alimento.