top of page

Céu em Junho de 2019: entenda o alinhamento dos planetas e seus efeitos


gráfico do sistema solar

Previsões são uma parte importante no Jyotisha, a astrologia védica indiana. É possível prever – com base na transição e combinações dos Grahas (planetas) – eventos naturais como chuva, estiagem, marés, bem como períodos de tensão, períodos auspiciosos, etc.

Na Índia, os planetas são considerados centros de energia, com inteligência, sabedoria e características próprias. Eles interagem entre si em movimentos de puxa-empurra, relações de amizade, inimizade e neutra.

Em linguagem astrológica, o trânsito dos planetas em determinado período é chamado de Gochara, do sânscrito 'Go' que tem variados significados: estrela, sol, lua, céu; e 'Chara' que significa movimento, não-fixo, flutuante.

Junho de 2019 apresenta algumas combinações planetárias que, de acordo com os astrólogos, podem trazer tensões a nível mundial e individual. Abaixo compilamos alguns desses trânsitos e seus efeitos.

Marte e Rahu

O feroz graha Mangala (Marte) e Rahu ficarão no mesmo grau nos dias 13 e 14 de junho. O efeito deste alinhamento pode ser sentido dias antes e depois. Mangala (Marte) é o planeta da ambição, agressão, energia, guerra, liderança. Com Rahu, o planeta que representa o Nodo Norte lunar, Marte fica ainda mais enérgico e inquieto. Estes dois agentes de mudança estão no signo de Mithuna (Gêmeos).

Marte e Mercúrio

Buddha (Mercúrio) e Mangala (Marte) estarão conjuntos de 16 a 20 de junho, junto de Rahu. Buddha (Mercúrio) é o planeta do intelecto, da inteligência para questões materiais: negócios, comércio, comunicação, análise. Por ser um planeta dual, Buddha (Mercúrio) assimila as características dos planetas que estão perto dele.

Navagrahas em círculo e com rosto

Navagrahas, os 9 planetas na Astrologia Védica. Fonte

Esta conjunção é chamada de Graha Yuddha ou guerra entre planetas na astrologia védica, na qual Mangala (Marte) entra em briga enquanto Buddha (Mercúrio) argumenta e faz estratégias.

Marte em Câncer

Em 22 de junho, ambos, Mangala (Marte) e Buddha (Mercúrio) transitarão para Karka (Câncer) que é o signo onde Mangala fica debilitado.

Apesar de ser bom para Mangala separar de Rahu, ele entra em signo de debilitação onde suas qualidades de liderança e ação são totalmente abafadas.

Sol entrando em Gêmeos

Há tensão quando o Sol transita de signo a casa mês, isto pode ser sentido dias antes e depois. Surya (Sol) entra em Mithuna (Gêmeos) em 15 de junho, então haverá uma conjunção Surya, (Sol), Mangala (Marte), Buddha (Mercúrio) e Rahu em Gêmeos. Todas as questões do signo de Gêmeos em um Mapa Natal se intensificam.

A recomendação é ter cuidado com inflamações, pressão arterial, cortes e machucados, uma vez que Surya e Mangala são considerados planetas Pitta.

Saturno e Ketu em Sagitário

Em casa oposta à Mithuna e influenciado-a estão Shani (Saturno) e Ketu em Sagitário. Shani (Saturno) não gosta de ser controlado e de insegurança. Ketu, o planeta que representa o Nodo Sul lunar não tem visão e tenta de certa forma manter seu status quo.

Dicas para o período

- Manter suas práticas: seja meditação, mantras, rotinas espirituais, práticas de limpeza ayurvédica.

- Dedicar cuidado extra para saúde. Oposição Marte e Saturno pode levar as pessoas à ir além de seus limites. Se alimentar de forma adequada, seguir uma rotina e ter descanso adequado são importantes nesta fase.

- Refletir sobre o Mapa Natal e o que estará ativado no eixo Gêmeos/Sagitário pode ser uma boa maneira de ter insights e passar pela fase de forma suave.

- Evitar temperamento reativo e impulsivo.

- Mantras para pacificar Rahu, Ketu, Saturno e Marte são de grande ajuda no período.

- O período favorece ser mais humanitário. Saturno e Ketu estão estão em constelação que promovem o ativismo ambiental.

Imagem: fonte

bottom of page