6 Dicas de Ayurveda para prevenir e até mesmo reverter Cáries


Quando se trata de saúde bucal, o Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, tem uma série de práticas e dicas. Isto porque nesta Medicina se reconhece uma ligação profunda entre a saúde bucal e a saúde geral.

Higienizar com mais cautela a área bucal garante que nossos dentes e gengivas permaneçam o mais intactos possível, tornando as consultas aos dentistas menos assustadoras, dolorosas e invasivas.

Mas no caso em que a cárie já se instalou nos dentes, qual a solução? Existem algumas dicas realmente preciosas para tratar e até mesmo reverter cáries, em casos em que o dente não foi tão profundamente afetado.

Veja também: 5 Motivos para raspar a língua diariamente, de acordo com o Ayurveda

1. Cravo

O Cravo é um poderoso bactericida, antisséptico, fungicida, parasiticida sendo muito eficaz na eliminação de bactérias presentes na boca e no tratamento de vários problemas dentários como sangramentos na gengiva, aftas, mal hálito. Ele ajuda a curar cáries e sua propriedade antiinflamatória ajuda também em dor de dente.

A recomendação é aplicar o óleo essencial puro de cravo no dente (com ajuda de cotonete ou algodão) antes de dormir e deixar que ele haja de noite. O óleo é bem forte, tanto o cheiro quanto o gosto.

Manter um cravo debaixo da língua após as refeições também traz bastantes benefícios, mantendo os dentes e gengivas fortes e melhorando o hálito.

2. Óleo de Gergelim

Uma receita ayurvédica também bastante eficaz contra cárie consiste em misturar uma pitada de Cravo em pó e uma colher de chá de óleo de gergelim. O óleo de Gergelim também é eficaz no combate às bactérias. Recomenda-se misturar e, em seguida embeber a mistura em um pedaço pequeno de algodão e deixar aplicado nos dentes de 5 a 10 minutos.

3. Oil Pulling diário com óleo de côco

O Bochecho com óleo é uma prática popular no Ayurveda que consiste em fazer um bochecho bucal, com vigor, por 15 a 20 minutos, usando uma colher de óleo de côco (de preferência orgânico) podendo ser também usado óleo de girassol ou óleo de gergelim.

Em duas semanas de bochecho, a cavidade bucal ficará desintoxicada e livre de bactérias e infestações, melhorando não apenas a qualidade dos dentes, mas também do corpo como um todo.

Também é dito que o óleo de côco ajuda a remineralizar os dentes, ou seja, ajuda a reconstituir o esmalte dos dentes que é afetado pelas bactérias no processo que leva ao surgimento de cáries.

Confira detalhes sobre a prática em Gandusha: a milenar prática do bochecho com óleo que beneficia a saúde geral

4. Sal e Pimenta

É possivel tratar cáries com esta combinação simples, no entanto rica em propriedades antibactericidas e antissépticas. Misturar 1/4 de colher de chá de sal e 1/4 de colher de chá de pimenta do reino em pó. Misturar 4 a 5 gotas de água e aplicar no dente careado ou inflamado com ajuda de um cotonete. Deixe agir por 5 minutos. Enxaguar a boca em seguida, de preferência com água morna.

5. Bochecho com água e sal

Em um copo d'água adicionar uma colher de sopa de sal e fazer bochecho de alguns minutos, duas vezes ao dia. As propriedades antissépticas do sal ajudará a combater a cárie e a dor causada por elas.

6. Açafrão da terra

Pode curar cárie e além de ajudar a diminuir a dor. É necessário apenas preencher o local onde está a cárie e também a gengiva ao redor do dente com o açafrão da terra em pó e deixar agir por 30 minutos. Repita diariamente.

Imagem: créditos

#comorevertercárie #comotratarcárienaturalmente #ayurveda #cárie #óleodecravoparacárie #remédionatural #dordedente #afta

banner-portal-vedico.png

Criado com wix template - Copyright © 2016 - 2020 Portal de Notícias e Estudos da Índia. Todos os Direitos Reservados