6 Dicas de Ayurveda para prevenir e até mesmo reverter Cáries


Essência de óleo de cravo

Quando se trata de saúde bucal, o Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, tem uma série de práticas e dicas. Isto porque nesta Medicina se reconhece uma ligação profunda entre a saúde bucal e a saúde geral.

Higienizar com mais cautela a área bucal garante que nossos dentes e gengivas permaneçam o mais intactos possível, tornando as consultas aos dentistas menos assustadoras, dolorosas e invasivas.

Mas no caso em que a cárie já se instalou nos dentes, qual a solução? Existem algumas dicas realmente preciosas para tratar e até mesmo reverter cáries, em casos em que o dente não foi tão profundamente afetado.

Veja também: 5 Motivos para raspar a língua diariamente, de acordo com o Ayurveda

1. Cravo

O Cravo é um poderoso bactericida, antisséptico, fungicida, parasiticida sendo muito eficaz na eliminação de bactérias presentes na boca e no tratamento de vários problemas dentários como sangramentos na gengiva, aftas, mal hálito. Ele ajuda a curar cáries e sua propriedade antiinflamatória ajuda também em dor de dente.

A recomendação é aplicar o óleo essencial puro de cravo no dente (com ajuda de cotonete ou algodão) antes de dormir e deixar que ele haja de noite. O óleo é bem forte, tanto o cheiro quanto o gosto.

Manter um cravo debaixo da língua após as refeições também traz bastantes benefícios, mantendo os dentes e gengivas fortes e melhorando o hálito.

2. Óleo de Gergelim

Uma receita ayurvédica também bastante eficaz contra cárie consiste em misturar uma pitada de Cravo em pó e uma colher de chá de óleo de gergelim. O óleo de Gergelim também é eficaz no combate às bactérias. Recomenda-se misturar e, em seguida embeber a mistura em um pedaço pequeno de algodão e deixar aplicado nos dentes de 5 a 10 minutos.