top of page

Torre de Miroku, o mais novo local sagrado oriental a uma hora de São Paulo


Torre de Miroku em meio a Jardim e árvores

Inaugurado em outubro de 2018, a Torre de Miroku é um monumento situado nas águas, na margem da Represa Billings, em Ribeirão Pires, ABC paulista.

O local foi construído pelo Templo Luz do Oriente que é uma das vertentes brasileiras da Igreja Messiânica Mundial, popularmente conhecida pela prática do Johrei.

Esta comunidade tem como guia os ensinamentos do fundador Meishu Sama (1882-1955), nascido no Japão. Entre os ensinamentos do líder sobre Deus, filosofia e práticas do Johrei, estão também temas muito atuais como uso de pesticidas e agrotóxicos, importância de consumir alimentos orgânicos, o problema do consumo de indiscriminado de remédios, entre outros. O Complexo Torre de Miroku é Budista ou Xintoísta?

Na verdade, nenhum dos dois. Apesar da Torre abrigar uma deidade banhada à ouro de mais de cinco metros de Avalokiteshwara, deidade comum em todas as linhas budistas e também no xintoísmo chinês, a Igreja Messiânica é considerada como uma Nova Religião.

Estudos atuais classificaram as religiões no Japão em três grandes grupos: Xintoísmo, Budismo e Novas Religiões.

Estátua de Avalokiteshwara

Crédito: fonte

 

Japão e Índia, tradições irmãs

Existe uma polêmica religiosa na Índia a respeito de Gautama Budha ser, ou não, considerado um dos avatares do Senhor Vishnu. Avatar é um conceito hindu que se refere ao aparecimento material, ou encarnação, de uma deidade na Terra.

Na lista dos 10 avatares de Vishnu, chamada Dashavatara (do sânscrito, Dasa, significa Dez; e Avatara significa avatar), o nono Avatar gera controvérsias. No Norte da Índia, o nono avatar é representado pelo Senhor Balarama. No estado de Odisha é representado por Jagannatha, em outros locais pela deidade Vithoba.

Entre hindus mais ortodoxos, acredita-se que, por Gautama Budha ter rejeitado a autenticidade das escrituras védicas, ele não pode ser ser considerado um dos avatares de Vishnu.

O fato é que Budha aparece em muitas representações do Dashavatara. Isso acontece porque muitos acreditam que, tanto aqueles que são de filosofia Astika (que aceitam a autoridade dos Vedas), quanto Nastika (não aceitam a autoridade dos Vedas) são extensão do vasto e compreensivo Sanatana Dharma.

Imagem com Vishnu ao centro e os 10 avatares

Budha é a terceira deidade à direita. Os 10 avatares de Vishnu são: Matsya, Kurma, Varaha, Narasimha, Vamana, Parashurama, Rama, Krishna, (Balarama) ou Buddha, e Kalki.

 

Confira abaixo fotos e informações sobre a recém inaugurada Torre de Miroku, do Templo Luz do Oriente.

Grupo de pessoas embarcando no barco

A ida à Torre é feita por um barco portando na frente a escultura de um dragão. Nos templos japoneses, o dragão é considerado uma deidade protetora das águas

detalhes dourados em círculo da embarcação

Detalhes da embarcação, o trajeto contorna a Represa Billings, até chegar à Torre

torre de miroku visto das águas da represa billings

Vista inicial da Torre de Miroku. Em 2000, integrantes visitaram o templo Houryu, que possui uma magnífica torre erigida pelo príncipe Shotoku. Ao retornarem ao Brasil, fizeram o plano de edificarem uma construção semelhante no país

Torre de Miroku em meio a Jardim e árvores

A sustentação do telhado, sobreposto em cinco andares , é feita no padrão da tradição japonesa de encaixe de madeiras, sem utilização de qualquer prego ou parafusos

Jardim e represa Billings ao fundo

O entorno possui um belo jardim no estilo japonês com ponte, lago, carpas, pequena cachoeira e muitas flores adornando o local, entre elas, belas vitórias-régias

cachoreira, lago e jardim

A proposta do Complexo é oferecer aos visitantes uma oportunidade de contemplação do belo, representado pela Torre e a chance de conexão com a deidade ali presente

Vista interna de lanchonete

O local possui ainda estátuas homenageando Nossa Senhora e São João Batista, livraria e local com pedido de orações, sanitários e lanchonete.

Frente de embarcação com Dragão dourado

Está em construção ainda uma nave (auditório) do Templo e Espaço Cultural

Informações e horários

As visitas são permitidas apenas em finais de semana e devem ser agendadas no Uaka Tour pelo site www.uakatour.com.br ou telefone (11) 97418-8988.

O acesso ao complexo da Torre é feito exclusivamente pela Represa Billings, sendo necessário fazer um translado de barco que parte do Tahiti Náutica Club, na Av. Palmira, 450 – Represa, Ribeirão Pires, cep 09416-300.

Cada visita tem duração de 2 horas, a primeira com saída às 10h e a última com saída às 14h.

Valores:

R$ 80,00 – Adultos e crianças acima de 12 anos

R$ 40,00 – Crianças de 6 a 11 anos (acompanhadas de um adulto), maiores de 60 anos (com documento comprovatório), estudantes e deficientes com suas respectivas carteirinhas.

Por agência

Algumas agências de turismo fazem também a visita à Torre de Miroku entre elas: Passeios Baratos em SP, Carona Cultural, Art Turismo, CintheTur.

bottom of page