Aprenda em 5 passos como acender uma lamparina à óleo (com fotos)
Na Índia é comum acender lamparinas à óleo — conhecidas pelo nome de Deepa, diya, deepam or deepak — antes de cerimônias importantes, comemorações, festivais, inaugurações, palestras e até mesmo antes de reuniões.
Essa tradição é simples mas tem um significado profundo: acende-se uma chama a fim de espalhar a luz divina no local, de forma que o evento conduza todos os participantes da escuridão à luz do conhecimento e entendimento.
Na esfera religiosa, é comum acender lamparina no altar de casa ou no templo. A tradição de usar o óleo ou o ghee ao invés de qualquer outro material que também poderia iluminar tem uma explicação bela e profunda:
O óleo ou ghee na lâmpada simboliza nossos vaasanas ou tendências negativas e ruins, o ego. Quando iluminado pelo conhecimento espiritual (a chama), os vaasanas se esgotam lentamente e o ego também perece finalmente. A chama de uma lamparina sempre queima para cima. Da mesma forma, devemos adquirir conhecimento que nos leve a ideais mais elevados
Apesar de simples, muitos no Brasil não fazem ideia de como acender uma lamparina à óleo, já que popularmente se faz mais o uso de velas. Abaixo, explicamos passo a passo como acender e o material necessário.
Aprenda em 5 passos como acender uma lamparina à óleo
Passo 1 - Antes de mais nada, certifique-se de que a lamparina está limpa e bem seca. Será necessário o seguinte material:
- Lamparina
- Óleo (pode ser óleo vegetal, inclusive óleo já usado, desde que esteja bem coado)
- Barbante (quanto mais espesso maior a chama)
- Prato ou pires
- Fósforo ou acendedor
Passo 2 - Coloque a lamparina em um prato ou pires. Corte um pedaço de barbante e posicione na lamparina de forma que vá do fundo até a borda, ficando ainda um pedaço para fora da lamparina onde a chama irá queimar
Passo 3 - Adicione o óleo, até cobrir o barbante
Passo 4 - Encharque levemente também o pedaço de barbante que ficou fora da borda
Passo 5 - Agora é só acender e fazer os votos de uma boa celebração, evento ou intenções para o puja.
Oração ao acender lamparina em sânscrito
Deepajyotihi parabrahma Deepa sarva tamopababa Deepena sadhyate sarvam Sandhyaa deepo namostute
Significado:
Eu me prostro à lamparina cuja luz é o Princípio do Conhecimento que remove a escuridão da ignorância e pelo qual tudo pode ser alcançado em vida