Aprenda em 5 passos como acender uma lamparina à óleo (com fotos)


Lamparina acesa em fundo preto

Na Índia é comum acender lamparinas à óleo — conhecidas pelo nome de Deepa, diya, deepam or deepak — antes de cerimônias importantes, comemorações, festivais, inaugurações, palestras e até mesmo antes de reuniões.

Essa tradição é simples mas tem um significado profundo: acende-se uma chama a fim de espalhar a luz divina no local, de forma que o evento conduza todos os participantes da escuridão à luz do conhecimento e entendimento.

Na esfera religiosa, é comum acender lamparina no altar de casa ou no templo. A tradição de usar o óleo ou o ghee ao invés de qualquer outro material que também poderia iluminar tem uma explicação bela e profunda:

O óleo ou ghee na lâmpada simboliza nossos vaasanas ou tendências negativas e ruins, o ego. Quando iluminado pelo conhecimento espiritual (a chama), os vaasanas se esgotam lentamente e o ego também perece finalmente. A chama de uma lamparina sempre queima para cima. Da mesma forma, devemos adquirir conhecimento que nos leve a ideais mais elevados

Do Artigo: In Indian Culture Why we do light a lamp?

Veja também: O segredo da vida ideal segundo os sábios da Índia: Purusartha

Apesar de simples, muitos no Brasil não fazem ideia de como acender uma lamparina à óleo, já que popularmente se faz mais o uso de velas. Abaixo, explicamos passo a passo como acender e o material necessário.