top of page

6 Fatos sobre Flúor: entenda os efeitos negativos da toxina e dicas para retirar


Existem inúmeras práticas ayurvédicas de limpeza da área da cabeça e cavidade bucal. Desde a simples e eficaz raspagem da língua até outras práticas mais complexas como Pranayama, a cabeça é uma região de detalhados estudos na Medicina Indiana.

Uma vez que a cavidade bucal é considerada uma intermediária entre mente e corpo, é de grande importância mantê-la higienizada da forma mais purificada possível. O acúmulo de toxinas na boca, língua e até mesmo em glândulas fundamentais para o bem estar como a Glândula Pineal, é um fato preocupante.

Faça uma breve consulta às principais marcas de produtos de higiene ayurvédicos e você verá que é unânime entre elas isentar o flúor da composição de suas pastas dentais. Mesmo em pequenas porcentagens, o flúor nunca é adicionado. Veja também: 5 Motivos para raspar a língua diariamente, de acordo com o Ayurveda

Marcas como Patajali Ayurveda do popular Baba Ramdev, Sri Sri Ayurveda do renomado Sri Sri Ravi Shankar e Auromere de Sri Aurobindo Sadhana Peetham, entre várias outras oferecem no mercado pastas de dentes deixando claro que não possuem flúor em sua composição.

6 Fatos sobre o Flúor

1. Dos 193 países apenas 25 tem a água fluoretada De acordo com a Organização Fluoride Alert, dos 193 países do mundo, apenas 25 tem programa de fluoretação da água.

A Índia não é fluoretada. Na Europa apenas 3% do países tem fluoretação.

Dos 25 países que recebem fluoretação, os que possuem maior porcentagem de população fluoretada são Austrália, Estados Unidos, Brasil, Canada, Chile, Brunei, Guiana, Hong Kong, Israel, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Cingapura.

2. Quanto de Flúor é tolerável no Brasil No Brasil, considera-se tolerável até 1,5 miligrama de flúor por litro de água. No entanto, pesquisas apontam que 0,9 miligramas por litro apresenta risco à dentição de menores de oito anos de idade.

Sabe-se também que meio litro de água pode conter de 0,5 a 1 miligrama de flúor e esta quantidade já pode causar reações como aftas, perda de apetite, dores abdominais e náusea.

Cidades com flúor excesso no Brasil Algumas cidades brasileiras são abastecidas com nível de flúor acima do recomendado levando os moradores a apresentarem inúmeros problemas de saúde. Em outubro de 2018, a Justiça determinou que os moradores da cidade do interior paulista, Pilar do Sul, poderão ser indenizados pelo excesso de flúor a que foram submetidos.

A investigação do Ministério Público concluiu que o nível do flúor na cidade era de 5,3 miligramas por litro!

Muitos moradores, principalmente crianças tiveram perda dos dentes, dentes amarelos, fluorose entre outros problemas.

Dentição com fluorose

Imagem crédito

Nos dentes, o acúmulo de flúor causa a Fluorose Dentária o que causa manchas, desgaste do esmalte e até perda dos dentes.

3. O que faz uma grande quantidade de Flúor no organismo Alterações no sistema imunológico (sistema imunológico ataca o próprio organismo), osteoporose (redução da elasticidade óssea), diminuição dos glóbulos brancos, danos cromossomais, inibição de enzimas reparadoras do DNA (podendo levar danos genéticos).

4. Considerado uma neurotoxina Um estudo de 2014 da Universidade de Harvard classificou o Flúor como uma neurotoxina, ou seja é uma toxina que atua no Sistema nervoso e cérebro podendo causar danos irreversíveis. Outras substâncias que são consideradas neurotóxicas? Chumbo, arsênio, mercúrio, zinco, manganês e lítio. Muitos destes metais atravessam a estrutura que protege o Sistema Nervoso Central, chamada Barreira Hematoencefálica podendo afetar de forma direta o encéfalo.

5. O que se sabe sobre a eficácia do Flúor na dentição? É dito que até 1 miligrama de flúor na água protege os dentes de cáries. Mas o tema gera uma série e controvérsias na comunidade científica. Uma pesquisa em comunidades do Canadá, antiga Alemanha Oriental, Cuba e Finlândia, apontou que a cárie dental não aumentou mas na verdade diminuiu após cessarem a fluoretação da água.

6. Flúor e seu acúmulo na Glândula pineal e tireoide O Flúor ingerido por meio da água e aqueles que penetram a pele seja através do banho ou mesmo pelas pastas dentais acumulam-se com mais frequência em algumas partes do corpo.

No caso da tireoide, o flúor e cloro interrompem o transporte de Iodo ao órgão. Sem Iodo e cheio de Flúor e Cloro no lugar a tireoide não consegue fazer a sua função, aparecendo o problema de bócio e hipotireoidismo.

Glandula Pineal calcificada

Imagem: crédito

Já na Glândula Pineal, responsável por regular os padrões de sono, o flúor age na forma de calcificação. A pineal tem uma importância geral no bem estar, ela tem a função de ajudar o cérebro a entrar em estados meditativos, age no sono e no manejo do stress.

Dicas para reduzir a absorvição de flúor

Seja através da água que ingerimos, pelo banho, cosméticos ou alimentos, há formas de reduzir a toxina e com isso melhorar a saúde em inúmeros aspectos.

Filtro para consumo de água Apesar do filtro de barro ser um excelente purificador, retendo cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo já existe no mercado filtro brasileiro que retém também o Flúor da água, como o da marca Purific Low Fluor.

Muitas marcas importadas de filtro retém o flúor da água, e há inclusive modelos de filtro para chuveiros e torneiras.

Banho

Já é possível encontrar no Mercado Livre algumas marcas importadas de filtro para ser instalado junto ao chuveiro e que retiram o flúor da água do banho. Custam de 250 a 300 reais.

Uma dica para quem precisa de uma opção mais econômica, é banhar-se em balde com água já purificada de flúor e cloro - uma maneira de reduzir drasticamente o flúor e também a conta de luz! Use de preferência balde de aço inox.

Açafrão da Terra

Uma pesquisa conduzida pela University College of Science in India, concluiu que a curcumina encontrada no açafrão da terra reduz os efeitos tóxicos do flúor.

Foi constatado que o uso do açafrão em pessoas que receberam fluoretação manteve o nível de Flúor no corpo parecido com o natural.

Pasta de Dentes

Pastas de dente isentas de flúor estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Já é possível encontrar em grandes supermercados pasta dentais sem flúor, como a marca Boni Natural vendida nas redes Carrefour e Pão de Açúcar.

Pela internet, é possível encontrar uma grande

variedade de pastas, inclusives ayurvédicas que

levam em sua composição ervas como Neem, açafrão e outros componentes ayurvédicos.

Tamarindo

O Tamarindo é conhecido por ser muito eficaz em remover toxinas entre elas o flúor. Estudos comprovaram que entre pessoas que bebem regularmente o suco de Tamarindo havia mais flúor expelido pela urina, ou seja, menos toxina acumulou-se no corpo.

É possível encontrar a polpa pura de Tamarindo em grande supermercados, facilitando bastante a ingestão diária da fruta.

Vitamina C

Vitamina C ajuda a desintoxicar o corpo, então aumentar o consumo de laranja, limão, uvas e tomates orgânicos pode ser um grande aliado contra o flúor.

bottom of page