Conheça 7 Símbolos Hindus: origem, significado e o que representam


Detalhes de templo com uma suástica

Símbolos são sinais que representam algo concreto ou abstrato. Eles fazem parte de nossa vida diária sendo comuns em todas as esferas da existência. Por exemplo, no transito há símbolos e placas que indicam ao motorista e pedestre orientações sobre o tráfego.

Com o advento da internet, os símbolos viraram parte da comunicação. Recentemente, um estudo da Universidade de Bangor, no País de Gales, constatou que quatro de cada dez mensagens enviadas por meios eletrônicos atualmente são formadas apenas por emojis!

Na esfera religiosa, símbolos também são abundantes especialmente na tradição hindu e budista. Divindades são representadas com inúmeros símbolos, cores, detalhes e mudras (gestos com as mãos). Além disso há símbolos que representam uma ideia, uma sílaba sagrada, um estado, o Cosmos, etc.

Veja também: Sanatana Dharma - saiba mais sobre o verdadeiro nome do Hinduísmo

Abaixo, compartilhamos um pouco dos símbolos hindus milenares mais populares. Vale a pena meditar e refletir em cada símbolo e alcançar seu significado e verdades mais profundas.

1. OM ou AUM (ॐ) O símbolo também conhecido pelos nomes Onkara e Pranava, é o símbolo mais popular do Hinduísmo. Representa um som/sílaba sagrada, comumente entoado no início da maioria dos mantras. Também representa a forma física do Senhor Ganesha.

Da mesma forma que o branco é formado

pela união de todas as faixas de luz, Om é a

união de todos os sons.