top of page

Ganesha Chaturthi: 10 dias de celebração da deidade mais popular do Hinduísmo


Murti de Ganesha na água

Neste ano de 2018, o Festival que celebra o aniversário de Ganesha teve início nesta última quinta-feira, dia 13 de setembro.

Ganesha Chaturthi é uma celebração de 10 a 14 dias em homenagem a deidade mais popular e querida do Hinduísmo: Ganesha, o deus com a cabeça de elefante.

As celebrações são marcadas pela presença de grande Murthis (imagens) de Ganesha decorados com flores para a qual são feitas várias oferendas como coco, açúcar mascavo, Modakas (doce favorito de Ganesha), flores vermelhas, etc. Durante a cerimônia, bhajans e stotras são cantados e o fim das celebrações terminam com a imersão da deidade do Senhor Ganesha em água de rio ou mar, sendo o Festival comemorado em toda a Índia.

Ganesha é conhecido por 108 nomes diferentes, entre os mais populares Ganapati, Vinayaka, Pillaiya. Ele é considerado o Senhor das Artes, Ciências e o deva da Sabedoria, sendo invocado no início de cerimônias.

A versão mais popular sobre o nascimento de Ganesha conta que a Deusa Parvati criou Ganesha a partir dos restos do seu corpo enquanto tomava banho e colocou-o para guardar sua porta enquanto ela terminava seu banho. Shiva, estava ausente naquele tempo e, ao voltar, Ganesha não sabia dele, tendo o impedido de entrar. Shiva irritado cortou a cabeça de Ganesha após um combate entre os dois. Parvati ficou furiosa e Shiva prometeu que Ganesha viveria novamente. Devas foram em busca de uma cabeça voltada para o norte do primeiro ser que encontrassem sem vida no caminho. Conseguiram apenas a cabeça de um elefante. Shiva fixou a cabeça do elefante na criança e o trouxe de volta à vida.

A celebração no estado de Maharashtra, na Índia é a mais expressiva acontecendo em grande escala, no entanto ela acontece por toda a Índia e em países como Thailândia, Cambodia, Indonésia, Nepal, e outros.

bottom of page