Odsal Ling: Templo Budista de origem tibetana que vale a pena conhecer


Entrada do templo Odsal Ling

A 35 quilômetros da capital São Paulo, na cidade de Cotia, encontra-se o templo de tradição tibetana chamado Odsal Ling. O templo teve início em 1994 no Brasil e faz parte de uma ordem de Budismo chamada Chagdud Gonpa, do século 15.

O lugar é tido por muitos como um refúgio, pois conta com uma atmosfera propícia para reflexão e meditação difícil de encontrar em meio às grandes cidades.

A cidade de Cotia abriga dois templos budistas muito expressivos e de linhas diferentes: Templo Zu Lai e Templo Odsal Ling.

Veja também: Zu Lai: um espaço da Filosofia Budista ao lado de São Paulo

Budismo e Hinduísmo: tradições irmãs

Existe uma polêmica religiosa na Índia a respeito de Gautama Budha ser, ou não, considerado um dos avatares do Senhor Vishnu. Avatar é um conceito hindu que se refere ao aparecimento material, ou encarnação, de uma deidade na Terra.

Na lista dos 10 avatares de Vishnu, chamada Dashavatara (do sânscrito, Dasa, significa Dez; e Avatara significa avatar), o nono Avatar gera controvérsias. No Norte da Índia, o nono avatar é representado pelo Senhor Balarama. No estado de Odisha é representado por Jagannatha, em outros locais pela deidade Vithoba.