top of page

Qual a ciência por trás dos ásanas, as posturas do Yoga?


O Dia Internacional do Yoga será comemorado nesta quinta-feira, dia 21 de junho. A Data foi oficializada pela ONU em 2014 e desde então milhares de pessoas no mundo inteiro aproveitam a oportunidade para praticar, promover e celebrar o Hatha Yoga.

Mas qual a ciência por trás das posturas do Yoga? Como posturas podem alterar nossa mente e espírito?

A Ciência dos ásanas

Os ásanas são posturas corporais firmes e confortáveis para sintonizar-se com o Cosmos. Qualquer postura corporal está associada a um estado de Consciência.

Por exemplo, não é possível dormir em pé.

Da mesma forma, não é possível deitar-se de

uma forma relaxada e tentar gritar

com raiva para alguém.

Então, mudanças sutis em sua postura pode causar uma grande mudança na maneira como você se sente e esta é a ciência por trás dos ásanas. Os ásanas são posturas corporais específicas projetadas de forma a refletir a maior coerência possível com o Cosmos.

Conforme o corpo se acostuma com a prática do Yoga, as posturas, juntamente com o humor natural que ele produz, se tornam estáveis e confortáveis, fazendo parte da bio-memória do praticante.

A Verdadeira Yoga acontece quando a prática regular faz com que o iogue sinta o efeito dos ásanas em seu corpo durante todo o dia, como uma doce sensação de leveza.

12 Passos para o Surya Namaskar (Saudação ao Sol)

Uma das séries de ásanas mais populares em todo mundo, sendo praticada por pessoas ligadas ou não à cultura indiana é o Surya Namaskar. Surya quer dizer "Sol" e Namaskar significa 'saudação". É uma prática feita pela manhã, de frente para o Sol que está nascendo.

Veja os movimentos completos na imagem abaixo e siga o passo a passo a seguir.

Passo 1: Comece na posição de pé. Ambos os pés ligeiramente afastados, palmas das mãos juntas em posição de oração perto do peito.

Passo 2: Inspire profundamente enquanto você levanta os braços sobre a cabeça e incline-se ligeiramente arqueando para trás.

Passo 3: Expire profundamente enquanto você se inclina para a frente para tocar o tapete com palmas adjacentes aos seus pés, testa tocando os joelhos.

Passo 4: Inspire profundamente enquanto você traz a sua perna direita toda para trás. O pé esquerdo permanece entre suas mãos e a cabeça inclina-se ligeiramente em direção ao teto.

Passo 5: Segurando a respiração agora leve o pé direito também para a trás e levanta esticando os cotovelos e permitindo que seu corpo fique plano como uma tábua.

Passo 6: Com uma respiração profunda, abaixe o corpo para que sua cabeça, peito e pernas toquem o chão, suas nádegas fazendo uma ligeira curva.

Passo 7: Relaxe seus pés, e inspire profundamente enquanto você chegar a postura da cobra, suscitando todo o corpo no chão, a cabeça ligeiramente elevada com a ajuda de mãos apoiadas no chão.

Passo 8: Com uma respiração profunda, arqueando os quadris em direção ao teto, deixando as pernas retas e os pés no chão.

Passo 9: Inspire profundamente enquanto você traz o pé direito entre as mãos e levanta a cabeça um pouco pra acima.

Passo 10: exala profundamente, também leve o pé esquerdo ao lado do pé direito.

Passo 11: Inspire profundamente enquanto você levanta os braços sobre a cabeça e inclinar ligeiramente para trás.

Passo 12: Volte à posição inicial com as mãos em posição de oração em frente ao peito.

Repetir os passos com a outra perna.

- Credito da Imagem: Fonte

bottom of page